Com expansão contínua, consumo de luxo global deve chegar a € 2,5 trilhões em 2030
Os segmentos de veículos, hotelaria e bens pessoais de luxo representaram mais de 80% das vendas totais
Mercado e ConsumoApesar do cenário macroeconômico desafiador, o mercado de luxo global atingiu € 1,5 trilhão em 2023, de acordo com a 22ª edição do relatório anual divulgado pela Bain & Company e a Altagamma, associação dos fabricantes italianos de artigos de luxo. Com um crescimento de 8% a 10% em relação a 2022, o segmento estabeleceu um recorde para a indústria.
As expectativas são de que os gastos totais com luxo cresçam de de 4% a 8% ao ano, chegando a € 2,5 trilhões até 2030.
Em 2023, os segmentos de veículos, hotelaria e bens pessoais de luxo representaram mais de 80% do total. Segundo o estudo, houve um aumento de quase € 160 bilhões nos gastos em todos os segmentos de luxo, que incluem ainda imóveis, aeronaves, iates, saúde, fine art e bebidas finas.
Apesar de ter desacelerado no trimestre a trimestre, especialmente nos Estados Unidos e na Europa, o mercado de bens pessoais de luxo deve chegar a € 362 bilhões em 2023, 4% a mais do que no ano anterior.
Ásia e Europa impulsionaram o setor
Compras globais de turistas de luxo quase retornaram aos níveis pré-pandêmicos em valor absoluto, mas o potencial de crescimento é significativo. A Ásia liderou o incremento graças à forte demanda doméstica e a um renovado fluxo de turistas chineses em toda a região.
A Europa continuou a se beneficiar do aumento progressivo do turismo e, mesmo que a instabilidade macroeconômica tenha impactado os aspirantes a clientes locais, os clientes estabelecidos mantiveram um ritmo positivo que impulsionou a expansão do mercado.
Complexidade multigeracional
Mesmo com as gerações X e Y em pico de renda, representando a maior parte das compras de luxo, as marcas devem navegar por uma crescente complexidade multigeracional.
A geração Z está posicionada na vanguarda das mudanças sociais e culturais, inspirando os sistemas de valores de outras gerações, com um forte desejo por experiências e uma busca por significado. Esta geração deve representar de 25% a 30% das compras no mercado de luxo, enquanto a geração Y vai alcançar de 50% a 55%.