03/03/08 10h46

Com estilistas, Alpargatas moderniza suas galochas

Valor Econômico - 03/03/2008

A expressão "chato de galocha" pode estar caindo por terra. Pelo menos no mundo da moda, onde as galochas estão sendo usadas como um acessório fashion. Com estampas coloridas, elas já são sucesso lá fora e aqui no Brasil começam a despertar atenção de estilistas e da Alpargatas, dona da Sete Léguas.  A Alpargatas está aproveitando a onda das galochas fashion para reposicionar a marca Sete Léguas, que nesses 40 anos de existência era lembrada apenas como uma bota de uso industrial, agropecuário ou simplesmente destinada a serviços de jardinagem. Para repaginar a marca Sete Léguas, a companhia está fazendo parcerias com grifes e estilistas famosos - um trabalho semelhante ao que fez com Havaianas, também pertencente ao portfólio da Alpargatas. A primeira parceria nesse sentido foi fechada no ano passado com a grife carioca Farm, que também tem Havaianas com a sua assinatura. Em apenas cinco meses, a Farm vendeu 200 pares e acaba de encomendar à Sete Léguas mais 300 pares. "Foi um grande sucesso principalmente porque é um produto totalmente novo e diferente do que há no mercado. Tudo o que encomendamos foi comprado e dava para ter vendido mais se tivemos mais no estoque", conta Renata Benveniste, estilista de acessórios da Farm, que está colocando nas lojas a terceira coleção de galochas. Além da Farm, a Alpargatas tem parceria com a butique Daslu para modelos infantis. Segundo Sabanai, a empresa também está negociando com as grifes Animale, Carlota Joakina (do filho da estilista Glória Coelho) e 2nd Floor (marca jovem da Ellus) e com a varejista C&A.  Um dos atrativos dos modelos estilizados é o preço. Um par comum de Sete Léguas é vendido entre R$ 35 (US$ 19,9) e R$ 45 (US$ 25,6). Já uma galocha fashion da Farm sai por R$ 159 (US$ 90,3) e um modelo infantil da Daslu custa R$ 98 (US$ 55,7). Diante do sucesso que se avista, a Alpargatas está desenvolvendo linhas próprias. Em abril, lançará uma coleção com nove modelos voltados para o público adulto. Em janeiro, durante a feira Couromoda, a empresa apresentou ao mercado sua coleção infantil composta de quatro modelos e 13 cores. "Fechamos vendas para varejistas de todo o país", afirma o gerente da Sete Léguas.