Com café aberto ao público, campus do Google em SP abriga start-ups de graça
Folha de S. PauloO Google inaugura nesta segunda-feira (13) seu campus em São Paulo, o primeiro na América Latina e o sexto no mundo. Com o prédio, localizado na região da avenida Paulista, a empresa quer abrigar start-ups e fomentar o empreendedorismo na região.
Diferentemente dos campi de Londres, Tel Aviv (por onde passou o aplicativo Waze), Seul, Madri e Varsóvia, os negócios serão selecionadas pelo próprio Google e não pagarão nenhuma contrapartida pelo uso do espaço à empresa.
"Optamos por esse modelo porque queremos estar mais próximos das start-ups e também pelo perfil socioeconômico local, para evitar selecionarmos apenas aqueles que podem pagar. Queremos diversidade", diz André Barrence, diretor do Campus São Paulo.
O projeto foi apresentado nesta terça (7), com participação do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), para quem o prédio "rompe a fronteira entre o público e o privado". Ele recebeu o primeiro cartão de acesso ao campus.
O local, de cerca de 2.600 metros quadrados, foi desenhado para ter a "cara do Google" com um "quê de São Paulo": à arquitetura moderna, com poucas divisórias e muitas redes, misturam-se salas de reuniões temáticas, como a "Ano Novo Chinês" (referência ao bairro da Liberdade, com um dragão usado na celebração pendurado do teto) e a "Bumba Meu Boi" (com a figura folclórica).
Na entrada, uma chapa de aço do chão ao teto foi furada para escrever "Campus São Paulo" em linguagem binária.
Nos últimos dois andares, há um café, que serve também refeições e cerveja, e um salão de jogos, com mesa de sinuca e sofás, abertos ao público em geral de segunda a sexta, das 9h às 19h.
Para entrar, o interessado deve fazer um cadastro no site (campus.co/sao-paulo). Até junho, cerca de 7.100 pessoas já haviam se inscrito na "comunidade". A ideia é que o espaço funcione como um local de networking –cartões de visita podem ser colocados com pregadores em fios de aço ao lado das escadas.
Há também dois auditórios: um com recursos de última geração, e outro menor, mas que pode ser usado para qualquer evento, desde que seja gratuito e ligado a empreendedorismo e tecnologia.
O Google não revela quanto investiu no projeto, anunciado em junho de 2014.