16/05/24 14h04

Com apoio da Secretaria de Agricultura, principal região produtora de banana de SP reúne setor no Vale do Ribeira

Secretário executivo de Agricultura, Edson Fernandes participou da cerimônia de abertura da Feibanana 2024, promovida pela Abavar, em Pariquera-Açu

Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP

As principais novidades do mercado da fruta mais consumida no Brasil estão sendo debatidas no Vale do Ribeira, no maior evento de bananicultura da América Latina. A cerimônia de abertura da 12ª Feira Nacional da Bananicultura (Feibanana 2024), realizada em Pariquera-Açu, no Vale do Ribeira, na noite de terça-feira (15/05) contou com a participação do secretário executivo de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Edson Fernandes. “Este é um evento importante para todos os produtores de banana do Vale do Ribeira, do Estado de São Paulo e do Brasil”, ressaltou o secretário.

Durante a cerimônia da maior feira de banana da América Latina, Edson Fernandes disse que a equipe técnica dos institutos ligados à SAA está à disposição dos produtores e fez até uma previsão da geração de negócios. “Estamos aqui com a Apta, a Defesa Agropecuária e a Cati, trazendo todo apoio e suporte para o Vale do Ribeira. Esperamos que esse ano a Feibanana movimente mais de R$ 80 milhões em negócios. Nosso objetivo é trabalhar firme para que no próximo ano, esse evento, ultrapasse a marca dos R$ 100 milhões”, anunciou Fernandes.

Vale destacar que o Estado de São Paulo é o maior produtor de banana do País, responsável por 26% do total nacional. Em 2023, os quase 50 mil hectares dedicados à bananicultura paulista produziram mais de 1 milhão de toneladas da fruta, segundo dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA). O Vale do Ribeira responde por 70% da produção do Estado e as principais variedades são: prata, nanica, maçã, ouro e terra.

Recentemente, a nova variedade do grupo prata foi encontrada no município de Sete Barras, também no Vale do Ribeira, em área comercial de produção da fruta. A VTP Hayashi possui características vantajosas quando comparadas a Prata-Anã e Prata Catarina, principais cultivares plantadas no Brasil. Entre as vantagens dessa mutação, estão: maior produtividade e maior massa. “Essa variedade é uma seleção da prata catarina, com a vantagem de ter cacho maior, mais distância entre as pencas, cacho quase cilíndrico e forte curvatura do pedúnculo”, afirmou o engenheiro agrônomo e pesquisador da APTA Regional de Pariquera-Açu, Edson Nomura.

SAA na Feibanana 2024

A Secretaria de Agricultura está presente na Feibanana com a Apta Regional, Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).

Nesse ano, a Apta Regional trará soluções voltadas a melhorar a produtividade do bananicultor, entre elas, a cultivar de banana prata VTP Hayashi. Na quarta-feira (15/05), acontece no estande da Apta Regional o tradicional Dia de Campo, onde empresas parceiras presentes na feira mostram aos produtores novas tecnologias e as tendências do setor que podem trazer melhorias significativas à atividade, como técnicas de adubação, cultivares resistentes e métodos alternativos de controle de doenças. Já na quinta-feira (16/05), a unidade recebe atividades voltadas à agricultura familiar, em parceria com o Sebrae-SP.

Já a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) conta com um estande para atendimento ao público e orientações ao produtor quanto à obrigatoriedade do cadastro de Unidade Produtora de banana, conforme estipula a Resolução SAA nº 24/2023

A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) também está presente no evento com produtos de agricultores atendidos em suas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) no Vale do Ribeira, com atendimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap).

A Feibanana, promovida pela Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira (Abavar), é considerada uma das maiores feiras de bananicultura da América Latina. A feira será realizada no Centro de Eventos de Pariquera-Açu, nos dias 14, 15, 16 e 17 de maio. Para esta edição são esperados aproximadamente 10 mil visitantes e movimento de R$80 milhões em negócios.

Fonte: https://www.agricultura.sp.gov.br/pt/b/com-apoio-da-secretaria-de-agricultura-principal-regiao-produtora-de-banana-de-sp-reune-setor-no-vale-do-ribeira