Com apoio da InvestSP, Necta Gás Natural e Scania firmam parceria para descarbonizar frota de veículos pesados
Iniciativa ainda reúne representantes do agronegócio e da cadeia logística e quer colocar em circulação 2 mil caminhões movidos a gás natural e biometano
InvestSPA Necta Gás Natural, distribuidora que atua no interior paulista, e a Scania, uma das principais fabricantes de caminhões do mundo, com sede no Estado de São Paulo, anunciaram uma parceria para descarbonizar a frota de veículos pesados. A iniciativa conta com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), por meio da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à pasta, que tem feito uma série de ações para promover fontes limpas e renováveis de energia, como biometano e hidrogênio.
Um dos objetivos é que sejam colocados em circulação, nos próximos cinco anos, na área de concessão da Necta, no noroeste paulista, até 2 mil caminhões movidos a gás natural e biometano. Eles poderiam ser abastecidos tanto em postos quanto e garagens, por exemplo, com tarifa especial para frotistas.
Para o desenvolvimento dessa cadeia logística, a parceria quer atrair redes de postos de combustíveis, transportadoras, distribuidoras de gás e embarcadores de cargas. Assim como representantes do agronegócio, setor que, além de ser um dos principais demandantes de transporte de carga, tem potencial para ser um dos grandes fornecedores de biometano, que pode ser produzido a partir da cana-de-açúcar.
“São Paulo tem ‘o maior canavial do mundo’. Por isso, temos trabalhado duro para desenvolver a cadeia do biometano, com foco, principalmente, no setor de veículos pesados. A descarbonização dessa frota será fundamental para que o Estado, com apoio do setor privado, atinja sua meta de zerar as emissões de carbono até 2050”, diz a diretoria de Estratégia e Inteligência da InvestSP, Marilia Garcez. A agência segue as trilhas de desenvolvimento definidas pela SDE, o que inclui priorizar e incentivar projetos de transição energética e economia circular.
Além de apoio técnico às empresas que querem investir em São Paulo, a InvestSP tem dado suporte a diversas áreas do Governo do Estado na definição de políticas públicas sobre transição energética – ela realizou, por exemplo, estudos que levaram à proposta de isenção de IPVA para ônibus e caminhões movidos a hidrogênio ou gás natural, inclusive biometano, aprovada no último dia 10.
Em setembro, a InvestSP ainda lançou, em parceria com a SDE, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), outros órgãos ligados ao Governo do Estado e representantes do setor produtivo, a plataforma Conecta Biometano SP.
Produtores, comercializadores, prestadores de serviços, fornecedores de equipamentos, entidades de pesquisa e até bancos que financiam esses projetos, por exemplo, podem se cadastrar na plataforma, que ajuda empresas e gestores públicos a encontrar possíveis fornecedores e parceiros para projetos de transição energética com uso do biometano.