Com apoio da Investe SP, Lenovo pretende dobrar participação no mercado brasileiro com novas instalações em Itu
Em evento no Palácio dos Bandeirantes, empresa assinou memorando com a Investe SP para instalação de fábrica e centro de distribuição em Itu
Dobrar a participação no mercado brasileiro e ser o maior produtor de computadores do País. Essas são as metas da Lenovo no Brasil, comunicadas pelo presidente da empresa no País, Dan Stone, ao governador Geraldo Alckmin nesta quinta-feira, 12 de julho, durante o evento de assinatura de um memorando de entendimentos com a Investe SP. O documento estabelece que a empresa investirá US$ 30 milhões no município de Itu, localizado a 100 quilômetros da capital.
O governador de São Paulo destacou a escolha da cidade e o trabalho da agência de promoção de investimentos do Estado. “Itu tem a fama de que tudo é grande. Temos excelentes escolas técnicas, faculdades de tecnologia e institutos de pesquisa na região. Contem com a Investe São Paulo, somos parceiros dos investidores”, disse Alckmin.
Os recursos serão destinados à instalação de uma fábrica e de um centro de distribuição que produzirão e entregarão diversos modelos de computadores pessoais. Serão gerados cerca de 700 empregos diretos quando as unidades estiverem em pleno funcionamento, daqui a dois anos.
O presidente da Lenovo no Brasil explicou porque a empresa decidiu se instalar no Estado de São Paulo. “Olhamos muitos lugares e decidimos colocar nossa fábrica em um local que pode realmente ser nosso parceiro”.
Apoio
De acordo com o memorando assinado nesta quinta, a empresa contará com o apoio da Investe São Paulo – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, órgão do governo estadual ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia –, que prestará serviços gratuitos de assessoria ambiental, tributária e de infraestrutura. A agência será responsável ainda por realizar toda a articulação necessária com órgãos públicos e privados, apoiando também a empresa na qualificação de mão de obra.
“A instalação da Lenovo em Itu movimentará toda a região, pois a empresa vai demandar prestadores de serviços especializados e fornecedores de materiais. Isso vai aquecer a economia local”, ressaltou o presidente da Investe SP, Luciano Almeida.
Ele ressaltou que o Estado de São Paulo possibilita às empresas que produzem bens e equipamentos de informática se beneficiar com a redução ou até mesmo a desoneração total do ICMS. Essa desoneração depende da classificação dos produtos que são fabricados no Estado, de acordo com o decreto 51.624/2007.
As novas instalações
Posicionando-se atualmente como a segunda maior vendedora de computadores pessoais do mundo, a Lenovo vai instalar a fábrica e o centro de distribuição em um terreno de 325 mil metros quadrados. A estimativa é que as operações comecem em dezembro deste ano.
Uma vez consolidada a operação e atingidos os objetivos no mercado brasileiro – que é, atualmente, o terceiro maior do mundo no setor de computadores pessoais –, a Lenovo estuda a possibilidade de utilizar as novas instalações como plataforma exportadora para outros países. “Somos o número 1 em vários países e queremos ser o número 1 aqui também”, afirmou Stone.
Participaram também do evento o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Julio Semeghini, o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Luiz Carlos Quadrelli, o deputado federal William Woo, o diretor de Relações Institucionais e Internacionais da Investe SP, Sérgio Costa, e o gerente de projeto da agência, Franklin Ribeiro.