Com alta de 10,9%, franquias em Campinas faturam R$ 3,9 bi em 2024
As franquias dos segmentos de saúde, beleza e bem-estar lideraram o crescimento na cidade, com faturamento de R$ 764,9 milhões
A Cidade ON CampinasO setor de franquias em Campinas registrou uma alta de 10,99% no faturamento entre 2023 e 2024, de acordo com balanço da ABF (Associação Brasileira de Franchising). A cidade movimentou R$ 3,91 bilhões no último ano, frente aos R$ 3,52 bilhões do período anterior.
No estado de São Paulo, o crescimento foi ainda maior, chegando a 13,3%, com faturamento total de R$ 92,68 bilhões. A região Sudeste é a principal do país no setor, concentrando 46% das operações de franquias no Brasil.
Setores com maior faturamento entre as franquias em Campinas
As franquias dos segmentos de saúde, beleza e bem-estar lideraram o crescimento na cidade, com faturamento de R$ 764,9 milhões – uma alta de 24%. O setor de alimentação (comercialização e distribuição) também se destacou, com crescimento de 29,93%, movimentando R$ 570,1 milhões.
Veja dados por segmento em Campinas:
- Saúde, beleza e bem-estar: +24% (R$ 764,9 milhões)
- Alimentação (comercialização e distribuição): +29,93% (R$ 570,1 milhões)
- Serviços e outros negócios: -3,94% (R$ 388,2 milhões)
- Moda: +7,17% (R$ 399,6 milhões)
- Casa e construção: +20,96% (R$ 234,1 milhões)
- Hotelaria e turismo: +11,25% (R$ 216,8 milhões)
- Comunicação, informática e eletrônicos: +4,43% (R$ 176,8 milhões)
- Educação: +8,5% (R$ 177,8 milhões)
- Serviços automotivos: +11,65% (R$ 106,2 milhões)
- Alimentação (food service): -3,5% (R$ 82,6 milhões)
- Limpeza e conservação: +7,5% (R$ 37,9 milhões)
- Entretenimento e lazer: -11,45% (R$ 11,9 milhões)
- Franquia com expectativa de crescimento na região
O Café Cultura é um exemplo de franquia que acredita no potencial de crescimento no Interior de São Paulo. A rede catarinense de franquias de cafeterias focada em cafés especiais e gastronomia acaba de inaugurar duas operações em Campinas e Piracicaba. Além disso, os planos da marca incluem abrir 10 unidades nos próximos meses, sendo cinco em cidades do Interior do estado.
À frente das operações na Metrópole está o casal Carolyne Albertini Gradim Gava e Rafael Gava. Eles contam sempre sonharam em empreender, mas até então não tinha encontrado algo que lhes despertasse o interesse. Com experiência na gerência de bancos, ela atuava na produção de conteúdo e marketing da fábrica de brinquedos da família. Mas, tudo mudou em julho do ano passado, durante férias em Canela (RS).
“Conhecemos a unidade da cidade e foi amor à primeira vista. Imaginamos que também poderíamos abrir uma, mas não sabíamos que era uma franquia. Tivemos a certeza quando, durante uma viagem ao Rio de Janeiro, nos deparamos com uma unidade Shopping RioSul. Fizemos contato e descobrimos que eles estavam com planos de expansão para o estado de São Paulo. A partir daí, depois de amadurecermos a ideia por um tempo, e demos início às tratativas”, conta Carolyne.
Ela ainda revela as intenções do casal. “Desde o princípio, apresentamos uma condição à franqueadora: nos tornarmos multifranqueados. Além dessas duas, pretendemos abrir outras cinco unidades até o fim de 2025. Queremos explorar o Interior do estado, aumentando nosso raio de atuação”.
Apesar de pouca experiência no varejo e nunca ter atuado no setor de franchising, ela relata que tem enfrentado apenas um desafio. “Não tenho nenhum problema em relação aos processos. No entanto, o trato humano, as intermediações entre os diversos profissionais e a supervisão deles tem sido algo bastante desafiador”.
Desempenho do franchising no Brasil
O setor de franquias no Brasil teve um crescimento de 13,5% em 2024, atingindo um faturamento de R$ 273,08 bilhões.
O segmento de entretenimento e lazer foi o que mais cresceu no país, com 16,6% de alta. Já o setor de saúde, beleza e bem-estar ficou logo atrás, com expansão de 16,5%.
“Este resultado está fortemente associado à recuperação do consumo, alavancado pela baixa histórica dos níveis de desemprego, pelo aumento da massa salarial e do poder de compra das famílias. Outro fator importante foi a elevação mais robusta do PIB, que saiu de uma expectativa inicial de 1,59% para um índice de cerca de 3,49%”, informa a ABF.
Veja dados por setor:
- Alimentação (comercialização e distribuição): +14,7% (R$24.807 bilhões)
- Alimentação (food servisse): +16,1% (R$46.812 bilhões)
- Casa e construção: +11,8% (R$ 19.562 bilhões)
- Comunicação, informática e eletrônicos: +10% (R$ 8.283 bilhões)
- Educação: +9% (R$ 15.534 bilhões)
- Entretenimento e lazer: +16,6% (R$ 3.258 bilhões)
- Hotelaria e turismo: +11,5% (R$ 12.835 bilhões)
- Limpeza e conservação: +11,6% (2.146 bilhões)
- Moda: +8,5% (R$ 28.762 bilhões)
- Saúde, beleza e bem-estar: +16,5% (R$ 64.828 bilhões)
- Serviços automotivos: + 11,1% (R$ 8.474 bilhões)
- Serviços e outros negócios: +13,5% (R$ 37.782 bilhões)
Projeções para franquias em 2025
A ABF projeta um crescimento de 8% a 10% no setor de franquias para 2025, com um aumento estimado de 2% no número de empregos. Segundo a associação, o setor deve enfrentar desafios como a pressão inflacionária, os altos juros da Selic, a volatilidade do dólar e os impactos do cenário global.
Maiores franquias do Brasil (por número de operações)
- Cacau Show – 4.661 unidades
- O Boticário – 3.746 unidades
- McDonald’s – 2.704 unidades
- Colchões Ortobom – 2.387 unidades
- Lubrax+ – 1.685 unidades
- Odonto Company – 1.577 unidades
- am/pm – 1.450 unidades
- Óticas Carol – 1.408 unidades
- BR Mania – 1.402 unidades
- Shell Select – 1.264 unidades
- Burger King – 1.238 unidades
- Chilli Beans – 1.236 unidades
- CVC – 1.196 unidades
Maiores microfranquias do Brasil (por número de operações)
- Market4u – 2.185 unidades
- Prudential – 1.986 unidades
- Seguralta – Bolsa de Seguros – 1.779 unidades
- Kumon – 1.554 unidades
- É Seguro Corretora – 1.048 unidades
- Credfácil – 1.027 unidades
- Emive Franchising – 859 unidades
- Touti – 858 unidades
- Cotafácil – 786 unidades
- Ceopag – 786 unidades
“Quando analisamos os rankings, além da consolidação entre os líderes, notamos movimentos muito relevantes. Destaque para a força das chocolaterias, docerias e sorveterias que apresentaram um elevado nível de crescimento; o fôlego renovado de algumas redes de moda, a força de negócios de conveniência e a disseminação de lavanderias”, afirma o presidente da Associação Brasileira de Franchising Tom Moreira Leite.