Com 5G e pós-pago em alta, telefonia móvel acelera ativações em setembro
Linhas com quinta geração móvel tiveram alta de 10% no nono mês do ano, totalizando 16 milhões; analisando todas as tecnologias, somente a base da Claro cresceu
Tele.sínteseO mercado de telefonia móvel ativou 366 mil novas linhas em setembro, de acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O resultado aponta aceleração significativa na comparação com o total de chips habilitados para operação em agosto (32 mil) e julho (186,9 mil).
Com isso, o número de linhas de celular – também chamado de acessos padrão, no jargão de telecomunicações – cresceu 0,2% em setembro, somando 210,8 milhões.
No geral do mercado móvel, incluindo machine to machine (M2M) e ponto de serviço (PoS), foram 590 mil acessos ativados em setembro, com o segmento totalizando 252,9 mil chips. Em relação ao mês anterior, o avanço, em termos percentuais, também foi um modesto 0,2%.
5G
Apesar da desaceleração mensal, a adesão ao 5G segue em alta. A quinta geração móvel ganhou mais de 1,45 milhão de novos acessos em setembro (abaixo dos 1,94 milhão em agosto). No total, são 16 milhões de linhas com 5G no País, alta de 10% na comparação com a quantidade observada em agosto (14,6 milhões).
A Claro lidera o segmento, com 6,18 milhões de chips ativados em 5G, dos quais 502 mil foram registrados em setembro. A Vivo, com 511 mil ativações de quinta geração no nono mês do ano, segue bem próxima, com 6,10 milhões de clientes na tecnologia mais recente.
A TIM também segue avançando. Em setembro, 444 mil clientes passaram a usar o 5G da operadora, que conta com 3,77 milhões de acessos de quinta geração móvel.