24/05/07 11h05

Colombo chega a São Paulo com 25 lojas e garoto-propaganda de rival

O Estado de S. Paulo - 24/05/2007

O bordão 'quer pagar quanto?' foi aposentado, mas o ator Fabiano Augusto está de volta às propagandas de televisão de uma grande rede de lojas de móveis e eletrodomésticos. Desta vez, porém, ele não é mais a cara das Casas Bahia, como nos últimos cinco anos. Augusto foi contratado pelas Lojas Colombo, líder em venda de eletrodomésticos na região Sul, para marcar a volta da rede à cidade de São Paulo, onde vai disputar mercado justamente com as Casas Bahia. Até o fim do ano, a rede prevê abrir pelo menos 25 lojas na cidade. As Lojas Colombo têm um plano ambicioso para o Estado de São Paulo. Além do projeto de invadir a cidade de São Paulo, a rede quer abrir mais 20 lojas no interior do Estado, onde já tem 64 filiais. No total, conta atualmente com 338 lojas, quase a metade delas no Rio Grande do Sul, onde surgiu há 48 anos. Com faturamento anual de R$ 1,2 bilhão (US$ 590 milhões), as Lojas Colombo perderam posição no ranking nos dois últimos anos para o Magazine Luiza, do interior de São Paulo, e para a Insinuante, de Salvador. E, embora não queira detalhar o projeto de volta à capital, em especial depois do fracasso vivido em 2004, quando abriu - e fechou - três lojas, os executivos reconhecem que a rede não tem mais como crescer no Sul do País e precisa avançar para outros mercados, em especial o mais cobiçado deles, São Paulo. Não se trata de um movimento isolado. Segundo consultores de varejo, o crescimento econômico, a facilidade para concessão de crédito e a queda do dólar, que barateira os produtos importados, estão trazendo uma nova dinâmica ao comércio. Todas as redes de médio e grande porte estão aproveitando o atual momento econômico para crescer, antes que sejam engolidas pela concorrência.