14/02/08 10h51

Coca-Cola vai investir US$ 852 mi no Brasil em 2008

O Estado de S. Paulo - 14/02/2008

Com um crescimento no volume de vendas de 16% em relação ao ano anterior - boa parte dele em função das aquisições da Del Valle, fabricante de sucos, e da Matte Leão, de chás -, o sistema Coca-Cola Brasil fechou 2007 com vendas de 8,53 bilhões de litros de bebidas e um faturamento de R$ 12 bilhões (US$ 6,8 bilhões), um crescimento de 20%. A empresa também anunciou que vai investir R$ 1,5 bilhão (US$ 852,3 milhões) no País este ano. "É o melhor desempenho do Brasil nos últimos três anos", disse o presidente da empresa no País, Brian Smith. Em 2006, a Coca-Cola Brasil já havia crescido 9% em relação ao ano anterior. O resultado de 2007 ganha ainda maior destaque, na opinião de Smith, porque "acontece num momento em que a companhia cresce no geral". O volume de vendas global da Coca-Cola em 2007 subiu 6%. A companhia faturou no ano passado US$ 28,8 bilhões, 20% mais que no ano anterior. Uma das razões do bom desempenho no Brasil, na avaliação da vice-presidente de marketing da empresa, Marisol Angelini, é a atual fartura do portfólio. "Há três anos tínhamos entre 40 e 50 produtos, e hoje temos mais de 150", diz. A AmBev, parceira da PepsiCo e dona do Guaraná Antarctica, entre outros gaseificados, aumentou sua participação de mercado de 17,1%, em 2006, para 17,5% no passado. Já a Coca-Cola, pulou de 54,6% para 55,9%. Há apostas de que a Coca trará em breve para o País seu mais recente produto, uma água vitaminada que comprou nos EUA no ano passado por US$ 4,1 bilhões. Também há especulações sobre a possibilidade de a Coca-Cola comercializar aqui a sua marca de energético, o Powerades, líder nos EUA, e que viria para concorrer com o Gatorade, da Pepsi.