27/01/10 09h52

Coca-Cola terá "garrafa vegetal" e pet reciclado no Brasil ainda em 2010

Valor Econômico

A "plant bottle" - a garrafa de plástico feito de cana-de-açúcar da Coca-Cola - será lançada no Brasil ainda este ano, conforme fontes ligadas à empresa. Antes disso, a companhia coloca no mercado as garrafas de pet reciclado, feitas a partir das embalagens de refrigerantes já usadas. Esta garrafa deve chegar ao país neste semestre.

A Coca-Cola anunciou o uso da "plant bottle" em maio do ano passado. O plástico da nova embalagem é feito com petróleo e materiais à base de cana-de-açúcar, e é reciclável. Inicialmente, a empresa anunciou que os refrigerantes Coca-Cola, Coca-Cola Light e Coca-Cola Zero, Sprite, Fresca e a água mineral Dasani embalados com a "garrafa vegetal" serão vendidas na Dinamarca, no Canadá e nos Estados Unidos. Além do Brasil, a "plant bottle" também será lançada no Japão, México e China.

A nova embalagem terá de 15% a 30% de composição vegetal, conforme o país, segundo informou a empresa. As matérias-primas vêm de usinas de cana-de-açúcar brasileiras que lidam com "as melhores práticas agrícolas da categoria, segundo inspeções realizadas por especialistas independentes", divulgou a empresa, já rebatendo possíveis críticas. O etanol produzido por esses fornecedores no Brasil é enviado para a Índia. Lá, conforme apurou o Valor, a petroquímica Reliance Industries fabrica a "garrafa vegetal". A Coca-Cola não confirma o nome do fornecedor pois tem como política não divulgar nomes de fornecedores.

A garrafa de pet reciclado é feita nas fábricas da própria Coca-Cola em parceria com outras empresas, como a United Resource Recovery Corporation (URRC). As maiores fábricas ficam no estado americano da Carolina do Sul e no México. As garrafas feitas a partir de pet reciclado já são usadas em larga escala pela empresa nos Estados Unidos e seu custo não é muito diferente do da garrafa comum, segundo dados da empresa. As embalagens usadas no Brasil serão feitas em sua maior parte em fábricas como a da Carolina do Sul. O processo final de fabricação será realizado no Uruguai.