30/09/10 13h14

Coca-Cola e Maguary elevam produção de olho no verão

DCI – 30/09/10

Para atender à forte demanda por sucos no Brasil, grandes empresas investem para aumentar a produção e diversificar os seus produtos. Na briga por um mercado que deve crescer 8% este ano, marcas tradicionais, como Del Valle e Maguary, convivem com novas opções, como o VivaFrut.

A Del Valle, marca que pertence ao Grupo Fomento Econômico Mexicano S.A (Femsa) ou apenas Coca-Cola Femsa, a maior companhia de bebidas da América Latina, foi responsável pela alavancagem nos resultados da companhia na divisão Mercosul (Brasil-Argentina) no segundo trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Impulsionado pela venda da categoria Sucos, a empresa conquistou incremento de 24,1% em seus resultados e faturamento de 7,157 bilhões de pesos. No período, o volume de vendas cresceu 8,7%. No Brasil, o crescimento da marca Coca-Cola no segundo trimestre de 2010 foi de 14%; na categoria de Não Carbonatados o aumento foi de 33%, apoiado pela linha de produtos da marca Del Valle no Brasil.

De acordo com a gerente de Marketing de Novas Categorias da Coca-Cola Femsa, Luciane Chimenti, a empresa segue investindo para atender a demanda que será gerada com a chegada do verão. Para ampliar o consumo de sucos, a Del Valle passa a comercializar embalagens de 1,5 litro. As novas embalagens, desenvolvidas em parceria com a Tetra Pak, têm previsão de chegada em todo território nacional, até o final deste ano. Globalmente, a empresa obteve um aumento de vendas de 4% no segundo trimestre deste ano, impulsionada pela performance de países como o Brasil. O aumento de vendas das bebidas sem gás foi de 10%, com um dos destaques para os sucos. Os investimentos do sistema no Brasil em 2010 somam mais R$ 2 bilhões (US$ 1,18 bilhão).

A Maguary, empresa da holding Brasileira de Bebidas e Alimentos (Ebba), fruto da sociedade entre membros da família Tavares de Melo, que abriga as marcas de sucos integrais e prontos para beber Dafruta e Maguary, tem produção mensal de 200 milhões de litros de suco. De acordo com o gerente de Marketing da Ebba, Paulo Greco, os picos de produção devem ocorrer no mês de novembro, e correspondem a 24% da produção no ano. No alto verão, o aumento é de 50% da produção de bebidas. A empresa conta com quatro unidades industriais: duas em Araguari (MG) e duas em Aracati (CE). "Temos investido em constantes inovações, visando a incrementar nossos negócios e a fortalecer a nossa participação no mercado de sucos. Aproveitando a força das marcas Maguary e Dafruta, estamos modernizando nossas fábricas e comprando equipamentos" explica o executivo. A empresa faturou no ano passado R$ 255,6 milhões (US$ 129,8 milhões).

Em outra ponta, está a Viva Frut. Com investimento inicial de R$ 10 milhões (US$ 5,9 milhões), o empresário Gabriel Salomão - que trouxe a Del Valle do México para o País em 1997, e foi sócio e presidente da empresa até 2003 - também crê ser um bom negócio o segmento de sucos no Brasil. Em abril deste ano, ele criou a VivaFrut no mercado brasileiro de sucos, com expectativa de faturar, já no primeiro ano, R$ 35 milhões (US$ 20,6 milhões). A distribuição dos produtos atende São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais e Espírito Santo. Segundo Salomão, a produção é de 700 mil litros mensais, com projeção de chegar a dois milhões de litros nos meses de janeiro e fevereiro de 2011, com o aumento da demanda.