27/04/11 11h10

Coca-Cola cresce 2% no Brasil e 6% no mundo no trimestre

Valor Econômico

O Sistema Coca-Cola Brasil (que inclui as 16 engarrafadoras da companhia no país) registrou um aumento de 2% no volume de vendas no primeiro trimestre de 2011. Este é o 28º trimestre consecutivo de crescimento dos volumes vendidos pela empresa no país. Globalmente, a Coca Cola Company teve um aumento de vendas de 6%, com destaque para mercados como Rússia, Turquia, China e México, que cresceram dois dígitos no trimestre. Na América Latina, o crescimento foi de 7%, onde as marcas Coca-Cola, Sprite e Fanta registraram, respectivamente, aumento de 5%, 7% e 5%. As vendas das bebidas não gaseificadas tiveram alta de 17% na região. O lucro líquido cresceu 18% no primeiro trimestre, impulsionado pelo aumento nas vendas de seus refrigerantes e sucos.

Os resultados da companhia, no entanto, ficaram abaixo das expectativas de Wall Street, influenciados pelos efeitos do terremoto no Japão e pela compra de uma engarrafadora. A maior fabricante de bebidas do mundo lucrou US$ 1,9 bilhão, ou US$ 0,82 por ação, no primeiro trimestre, contra US$ 1,61 bilhão, ou US$ 0,69 por ação, no mesmo período do ano passado. O lucro ajustado por itens extraordinários ficou em US$ 0,86 por ação. A receita cresceu 40%, para US$ 10,52 bilhões. O resultado foi alavancado pela compra das operações de engarrafamento da Coca-Cola Enterprise North America. "Apesar dos desafios, mais uma vez, apresentamos um crescimento consistente e de qualidade em todos os nossos mercados, o que mostra o valor das nossas marcas em todo o mundo", disse Muhtar Kent, presidente mundial da empresa.