10/02/11 11h20

Coca-Cola antecipa investimentos no mercado brasileiro

Valor Econômico

Embalada por um crescimento recorde de vendas de 11% em 2010, mais do que o dobro dos 5% registrados no mundo, a Coca-Cola Brasil planeja investir este ano R$ 2,5 bilhões (US$ 1,5 bilhão). O valor é 13,6% maior que os R$ 2,2 bilhões (US$ 1,3 bilhão) investidos em 2010. Segundo o presidente da companhia no Brasil, Xiemar Zarazúa, as vendas estão sendo impulsionadas pela melhoria de renda do país e pelo crescimento de consumo da classe C. A empresa está dando mais ênfase na distribuição de produtos em embalagens PET e de vidro do que em latas, que têm um custo final maior.

A demanda aquecida fez, por exemplo, o aumento da participação de mercado do refrigerante Coca-Cola crescer de 38,9% em 2009 para 40,8% em 2010. Mas Zarazúa destaca que a expansão nas vendas ocorreu em seus 150 produtos. Com isso, em 2010, foi necessária a antecipação de investimentos. Enquanto o planejado era investir R$ 2 bilhões (US$ 1,2 bilhão) no período, a empresa acabou gastando R$ 2,2 bilhões (US$ 1,3 bilhão) porque precisou expandir plantas já existentes para garantir o crescimento do abastecimento. "Conseguimos adiantar muitos investimentos que estavam planejados para 2011 e 2012, principalmente linhas de produção e caminhões. Quando olhamos os R$ 2,5 bilhões (US$ 1,5 bilhão) [previstos para 2011], é principalmente infraestrutura, com expansão e novas fábricas", disse Zarazúa, que evitou adiantar quantas fábricas serão inauguradas este ano ou as localidades em que serão instaladas.

Entre 2010 e 2014, a empresa prevê investir R$ 11 bilhões (US$ 6,5 bilhões). O presidente explica que além dos 150 produtos que a companhia já fabrica, ainda estuda lançar marcas ou adquirir outras do mercado. O executivo ressaltou que a empresa tem feito investimentos para aproximar os produtos dos novos consumidores da classe C. "O brasileiro está com melhor poder aquisitivo para experimentar novas coisas. Dentro disso, os refrigerantes têm poder importante", disse Zarazúa, lembrando que entre 2005 e 2009 a empresa aportou R$ 6 bilhões (US$ 2,9 bilhões) no país. Todo esse movimento levou a Coca-Cola Brasil a fechar 2010 com faturamento recorde de R$ 17,7 bilhões (US$ 10,1 bilhões) e um volume de vendas de 10,6 bilhões de litros.

Zarazúa frisou que o crescimento do volume de vendas no Brasil ficou entre os três maiores em todo o mundo em 2010, quando comparados apenas os grandes mercados, como Estados Unidos, Rússia e Índia. Ele lembrou também que a Copa do Mundo teve um papel importante nesse crescimento. Tanto que o avanço da companhia no segundo e terceiros trimestre do ano foi forte, apesar de o verão ser o período de maior consumo para ao setor. Além da alta de 7% no último trimestre, o volume de vendas da empresa no país subiu 13% tanto no segundo, quanto no terceiro trimestre, sempre na comparação com igual período de 2009. "O Brasil tem tido papel relevante não só para a América Latina, mas para o mundo todo. Os crescimentos do Brasil têm sido históricos", disse Zarazúa. Em 2005 o volume de vendas da empresa no país aumentou 10%, passando para 9% em 2006; 16% em 2007; 7% em 2008; e 4% em 2009.