CNPq e Conselho Britânico promoverão atividades científicas e tecnológicas
Agência Gestão CT&IO Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Britânico firmaram parceria com o objetivo de desenvolver um conjunto de atividades científicas e tecnológicas, principalmente no âmbito do Fundo Newton, iniciativa lançada no ano passado no Brasil pelo Reino Unido. A intenção é financiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e treinamento em temas de interesse comum, com ênfase em inovação, comercialização de tecnologia e mobilidade acadêmica.
No momento, duas ações consideradas como prioritárias são o Brazil-Newton Researcher Links (BNRL) e o CNPq-Newton Reflora Kew Capacity Building Project (CNRKCB). O primeiro consiste em oferecer apoio para conectar grupos de pesquisadores em início de carreira no Brasil e no Reino Unido na participação em workshops. O CNPq concederá auxílio financeiro para as áreas temáticas de radiofármacos e nanotecnologia aplicada a questões de saúde pública.
Já o CNPq-Newton Reflora pretende proporcionar capacitação em técnicas de digitalização, suporte técnico para a coleta e interpretação de dados e o apoio e a orientação científica. Também proporcionará a expansão do conhecimento, do uso sustentável e da conservação da flora brasileira. Serão habilitados cientistas no mundo todo, e em especial os brasileiros, que terão acesso eletrônico a informações essenciais sobre as milhares de plantas do País.
O Conselho Britânico é uma organização internacional voltada para oportunidades educacionais e relações culturais. Atuará com o CNPq para estimular a cooperação científica, tecnológica e de inovação entre o Brasil e o Reino Unido.