Climatempo instala polo de pesquisa em São José
O Vale - São José dos CamposPrincipal empresa privada de meteorologia do país, o grupo Climatempo estabeleceu parceria com o Parque Tecnológico de São José para instalar na cidade o seu setor de pesquisa e desenvolvimento e criar projetos inovadores com instituições e empresas da região.
Implantado na última segunda, o centro de pesquisa do grupo no Parque Tecnológico receberá R$ 2 milhões de investimento nos próximos dois anos e triplicará o tamanho da equipe.
Ocupando uma sala de 130 metros quadrados no centro empresarial 2 do Parque, a Climatempo tem 10 profissionais trabalhando em São José e pretende chegar a 30 até 2017, recrutando talentos formados na região.
“Decidimos vir para o Parque Tecnológico por encontrar aqui conhecimento, talentos e parceiros em um mesmo lugar”, disse Gilca Palma, diretora executiva de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do grupo.
Parceiros. Entre as instituições que serão procuradas para parcerias estão o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), ambas sediadas em São José.
Além de serviços privados, a empresa pretende oferecer dados para uso público, como já faz com defesas civis e municípios. Um dos projetos do grupo na cidade é um sistema que melhorará a qualidade de alertas de tempo severo no Brasil. Para tanto, a Climatempo fez parceria com a americana Planetiq, que terá rede de pequenos satélites em 2016. “Teremos uma foto da atmosfera do país a cada cinco minutos”, disse Gilca.