25/10/10 14h01

Classe C compra mais bilhetes aéreos

O Estado de S. Paulo

Consumidores emergentes da classe C que nunca viajaram de avião têm impulsionado as vendas do setor aéreo. Segundo o estudo da Serasa Experian, um dos destaques do setor de serviços no terceiro trimestre foi o transporte aéreo. "Houve aumento do número de passageiros por causa do crescimento da renda média da população e das vendas parceladas como estratégia para captar os novos clientes da classe C", afirmou Marcos Abreu, responsável pelo estudo.Vai fazer um ano em dezembro que a Gol abriu no Largo 13 de Maio, em Santo Amaro, reduto de comércio popular, a primeira loja física do Voe Fácil. Trata-se um programa que permite o parcelamento de passagens em até 36 meses, com prestações mínimas a partir de R$ 15 (US$ 9) mensais.A decisão de ter uma loja física de um programa de vendas pela internet foi tomada porque a companhia percebeu que esse tipo de cliente gosta de ter contato com o vendedor. Animada com o desempenho da loja, a companhia planeja mais quatro pontos de venda em regiões de comércio popular até o fim do ano que vem.De acordo com a Gol, o Voe Fácil tem cerca de dois milhões de clientes cadastrados e responde por 4% dos bilhetes vendidos pela empresa. Cerca de 70% dos clientes são da classe C e 10% da classe D. O parcelamento longo, em 36 meses, o equivalente a três anos, que inicialmente poderia atrair essa camada da população não é, na prática, o que chama a atenção desses consumidor. A maioria dos clientes ouvidos pelo Estado na sexta-feira informou que está adquirindo as passagens à vista ou em um número reduzido de parcelas.