Citrosuco e Netafim inauguram primeiro projeto de irrigação por assinatura no Brasil
O projeto teve início em julho, visando alcançar um total de 3.567 hectares de citros através da ampliação de irrigação por gotejamento em suas fazendas
Eae MáquinasA Citrosuco, uma das maiores produtoras de suco de laranja e ingredientes, firmou parceria com a Netafim, líder e pioneira em soluções de irrigação, para ampliação de seu sistema de irrigação, adotando o sistema de irrigação por assinatura. O projeto foi inaugurado em julho e implementado em três fazendas do grupo Citrosuco, localizadas em Barretos (SP), Altair (SP) e Boa Esperança do Sul (SP), abrangendo uma área impressionante de 3.567 hectares de citros.
A modalidade de Irrigação por Assinatura é uma das ofertas da Netafim Services, na qual a empresa projeta, instala, opera e mantém o sistema de irrigação da propriedade. Com essa abordagem, os clientes não precisam adquirir o sistema nem ter uma equipe dedicada para operá-lo, garantindo os benefícios proporcionados pela irrigação por gotejamento, como o aumento de produtividade, gestão eficiência dos recursos hídricos, a estabilidade de produção e a segurança contra adversidades climáticas.
De acordo com Ricardo Almeida, CEO Mercosul da Netafim, este é o primeiro projeto fechado nesta modalidade no Brasil. “Para o cliente, o principal benefício do Netafim Services por assinatura é a possibilidade de antecipar o planejamento da expansão dos pomares, pois o investimento deixa de ser no ativo e passa a ser focado na operação do sistema. Essa mudança de Capex para Opex traz benefícios tanto financeiros quanto operacionais para os clientes, impulsionando um crescimento mais sustentável”, diz Ricardo.
Com a irrigação por gotejamento da Netafim, a Citrosuco pode aumentar a eficiência na aplicação de água em até 95%, direcionando-a diretamente para as raízes das plantas, o que resulta em uma irrigação mais precisa e uniforme. Além disso, com a irrigação controlada e precisa do gotejamento, a Citrosuco pode obter um aumento na produtividade de suas lavouras de citros. Isso se traduz em uma maior produção de frutas de alta qualidade, contribuindo para o sucesso comercial da empresa.
Segundo Tomás Balistiero, COO da Citrosuco, para a empresa, a adoção da irrigação por gotejamento em suas fazendas é um processo natural de evolução dos processos e modernização do setor, aliado à sua estratégia de negócio sustentável. “Esse modelo é parte da estratégia da Citrosuco de encontrar soluções inovadoras com parceiros estratégicos permitindo que a empresa esteja sempre à frente, adotando o que há de mais avançado em tecnologias de irrigação, possibilitando o uso de soluções inteligentes e automatizadas para otimizar ainda mais a eficiência do processo, resultando em aumento de produtividade, resiliência climática, melhoria na qualidade dos produtos e maior sustentabilidade ambiental, contribuindo para o sucesso e competitividade da empresa no mercado”, diz Tomás.
A Irrigação por Assinatura está disponível para os mais diversos tipos de cultura. Este primeiro foi implantado em uma vasta área de Citros. Outro projeto, dessa vez voltado para o cultivo de Cana-de-açúcar, já foi fechado e terá início em 2024. Além disso, a gigante israelense está em fase de negociação para projetos de Grãos também no centro-oeste do Brasil.
Com a introdução da “irrigação como um serviço”, o mercado de irrigação no Brasil ganha uma nova perspectiva. Essa abordagem flexível e inovadora pode transformar a maneira como as empresas investem em irrigação, impulsionando eficiência, produtividade e sustentabilidade das lavouras. “A Netafim continua empenhada em levar soluções de ponta aos seus clientes, capacitando-os a enfrentar os desafios do setor e impulsionar o sucesso de suas operações agrícolas”, finaliza.
Fonte: https://eaemaq.com.br/noticias-do-mercado/citrosuco-e-netafim-inauguram-primeiro-projeto-de/