CISB e ITA promovem 3º Workshop em Aeronáutica & Defesa
ProtecO 3º Workshop Brasileiro-Sueco em Aeronáutica e Defesa, que acontece no dia 12 de novembro no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), irá proporcionar uma visão geral das discussões estratégicas do Comitê de Coordenação Bilateral de Aeronáutica, introduzir novos programas com foco na inovação e apresentar o status dos projetosem curso. Oevento é promovido pelo Centro de Pesquisa e Inovação Sueco Brasileiro (CISB) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutico (ITA).
“Vamos apresentar os resultados do que foi feito até agora para motivar e atrair outras universidades, empresas e agências de fomento brasileiras com vistas à ampliação da cooperação em aeronáutica e defesa”, explica Alessandra Holmo. O Reitor do ITA, Fernando Sakane, lembra que o primeiro workshop serviu para promover a aproximação entre empresas e universidades brasileiras e suecas. Já o segundo permitiu a identificação e revisão de propostas apresentadas no primeiro workshop. “Minha expectativa para essa terceira edição é sensibilizar o Governo e as agências de fomento brasileiras e suecas para apoiarem nossas iniciativas”, afirma.
O CTO da Saab, Pontus de Laval, é um dos palestrantes. Ele falará sobre a atuação da Saab no Brasil e os planos para o futuro. Outra palestra de destaque é a de Lars Sjostrom, representante da Saab no âmbito do INNOVAIR. Ele apresentará os detalhes do National Aeronautics Research Programme (NFFP).O NFPP foi iniciado em 1994, está no sexto estágio (2013-2016) e apoia projetos de pesquisa da indústria sueca aeronáutica nas áreas civil e militar. A apresentação abordará as perspectivas de cooperação com Brasil a partir de 2017.
Atualmente a cooperação entre Brasil e Suécia na área conta com 30 projetos de P&D, e envolve parceiros da academia, indústria e governo de ambos os países. “A terceira edição do workshop traz a oportunidade de ampliar a cooperação entre os atores da Suécia e do Brasil. Já temos confirmadas aspresenças da Saab, Combitech, FMV, seis universidades suecas e mais dez brasileiras, além de inúmeras indústrias do setor”, conta Alessandra Holmo. “Por isso, organizamos uma sessão especial, que foi programada para facilitar a interação e colaboração entre os participantes”, acrescenta.
Durante o Workshop também será assinado um termo aditivo ao MoU já existente entre o ITA e a LinkopingUniversity com o objetivo de criar um programa de duplo diploma para graduação e facilitar o intercâmbio de estudantes para estágio no Brasil ou Suécia.
O workshop integra a programação do 5º Encontro Anual do CISB e da 4ª Semana de Inovação Brasil Suécia, que está promovendo atividades em diversas cidades com seus membros e parceiros. A programação do workshop está disponível no site http://cisb.org.br/bswad/.