12/01/23 12h06

Cinturão e Rota cria oportunidades para a carne da América Latina

China é o maior mercado brasileiro, respondendo por mais de 60% das vendas externas

Monitor Mercantil

A carne bovina importada do Uruguai, Argentina e Brasil é reconhecida pelos residentes da China como um ingrediente requintado para a culinária local. Nos últimos anos, cada vez mais o produto latino-americano entrou no mercado local, atendendo a uma demanda crescente dos consumidores chineses.

A América Latina é o maior mercado de importação de carne bovina da China – com o volume de importação aumentando rapidamente. De acordo com o Ministério do Comércio do Uruguai, as importações pela China aumentaram 26% no primeiro semestre de 2022. Desde 2015, mais da metade da carne bovina do Uruguai foi exportada para os chineses todos os anos.

Dados da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) mostram que as exportações brasileiras de carne bovina e derivados somaram US$ 12,2 bilhões de janeiro a novembro de 2022, crescimento de 44% em valor sobre o mesmo período de 2021. A China respondeu por 61% do total, equivalente a US$ 7,5 bilhões, uma alta de 93%.

O rápido crescimento das exportações do produto da América Latina para a China pode ser atribuído, em certa medida, à abertura de um novo canal logístico – o Novo Corredor Internacional de Comércio Terrestre-Marítimo.

Lançado em 2017, é uma passagem comercial e logística construída em conjunto por regiões de nível provincial no oeste da China e membros da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). O corredor comercial também é um dos principais projetos da Iniciativa do Cinturão e Rota (BRI, sigla em inglês) proposta pela China.

“O maior crescimento na demanda do consumidor por carne bovina latino-americana está nas regiões ocidentais da China”, disse Zhang Xinhao, chefe da Chongqing Jinshangxu International Trade Co., Ltd, uma das maiores importadoras de carne bovina latino-americana na China. O corredor reduziu o tempo de logística para o oeste chin~es em mais de 20 dias, economizando cerca de US$ 2,1 mil para cada contêiner.

Um total de 78 novas rotas logísticas foram lançadas em 2022, o maior número dos últimos cinco anos, mostram dados do Centro de Coordenação de Logística e Operação do Novo Corredor Internacional de Comércio Terrestre-Marítimo.

Nos três primeiros trimestres de 2022, o comércio da China com os países ao longo do Cinturão e Rota totalizou 10,04 trilhões de iuans (US$ 1,5 trilhão), um aumento de 20,7% ano a ano.

Fonte: https://monitormercantil.com.br/cinturao-e-rota-cria-novas-oportunidades-para-a-carne-da-america-latina/