22/10/09 11h19

Cinépolis, rede mexicana de cinemas, chega ao Brasil

Valor Econômico

O Shopping Mais, que está sendo construído no Largo Treze pela REP, será a porta de entrada da rede mexicana de cinemas Cinépolis no Brasil. Segundo apurou o Valor, as negociações estão em estágio avançado e é esperado que o contrato seja assinado em breve. Procuradas, as empresas não se pronunciaram sobre o assunto.

Com mais de 2 mil salas, a cadeia mexicana é a terceira maior rede de salas de exibição do mundo e já vinha buscando há alguns meses oportunidades no mercado brasileiro. Em julho, a Cinépolis chegou a disputar a aquisição do complexo de 15 cinemas no Internacional Shopping Guarulhos, em São Paulo, que era operado pelo grupo australiano Hoyts. Mas perdeu o negócio para a rede americana Cinemark, que pagou cerca de R$ 20 milhões (US$ 11,6 milhões) pelo complexo do shopping de Guarulhos, um dos mais frenquentados do país. A Cinépolis está presente em seis países da América Latina e também busca oportunidades na Índia.

A entrada de um novo concorrente no setor de cinemas é uma boa notícia para as empresas de shopping centers, que estão investindo na construção de novos empreendimentos. Mas é esperado que as operadoras de salas de exibição fechem o cerco. Segundo uma fonte do setor, a aquisição do complexo de Guarulhos pela Cinemark pode ser vista como um movimento defensivo da multinacional americana no Brasil.

O presidente da REP, Marcos Romiti, confirma que decidiu abrir um espaço para cinemas no shopping do Largo Treze, que está voltado para o grande número de pessoas que passa pelo entrocamento da zona sul da capital. O complexo terá oito salas, três a mais do que o inicialmente previsto.