13/11/19 14h47

Ciência, tecnologia e inovação são prioridade na cúpula do Brics

Terça Livre

Começa nesta quarta-feira (13), em Brasília, a reunião da 11ª Cúpula do Brics entre o presidente Jair Bolsonaro e líderes do grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

A programação segue até quinta (14) no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.

Desde a meia-noite, o trânsito na Esplanada dos Ministérios e nas vias N2 e S2, onde ficam os anexos dos ministérios, está isolado por um esquema de segurança e os funcionários têm ponto facultativo nos dois dias de reunião.

O Brasil exerce, este ano, a presidência de turno do Brics, sob o lema “Crescimento Econômico para um Futuro Inovador”.

As áreas prioritárias de trabalho são: ciência, tecnologia e inovação; economia digital; aproximação entre o Conselho Empresarial do BRICS e o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB); saúde e combate à corrupção e ao terrorismo, informou o Itamaraty.

Participam do encontro o presidente Vladimir Putin, da Rússia; o primeiro-ministro Narendra Modi, da Índia; o presidente Xi Jinping, da China; e o presidente Cyril Ramaphosa, da África do Sul.

Na Cúpula, os mandatários discutirão formas de intensificar a cooperação intra-BRICS. Ao final do encontro, declaração tratará de temas da agenda internacional e da cooperação no âmbito do agrupamento.

Serão realizadas reuniões bilaterais entre o presidente Jair Bolsonaro e os mandatários dos demais países membros do agrupamento. Os líderes participarão nesta quarta-feira (13) da sessão de encerramento do Fórum Empresarial do BRICS, que reunirá cerca de 500 empresários dos cinco países.