11/10/11 16h21

Ciência e tecnologia: fórum discute desafios

A Tribuna

Com o objetivo de disseminar informações sobre Ciência e Tecnologia nos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT) e empresas, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdec) lançou ontem o 1º Fórum sobre Desafios para a Ciência e Tecnologia, que acontece dia 18, a partir das 16 horas, no auditório da Prefeitura - Térreo I.

O evento vai abrir espaço para debates sobre o rumo do setor no município, procurando demonstrar suas potencialidades e incrementando parcerias estratégicas, com vistas ao desenvolvimento de pesquisas. “É importante frisar que o evento é para qualquer setor da indústria e também aberto à população. O que nós queremos é fazer com que as empresas busquem apoiar mais este tipo de trabalho, que tem se destacado na cidade”, disse o secretário Pedro Cruz.

Para a presidente do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (CMCT), Taís Helena Martins Lacerda, o fórum é uma iniciativa do Conselho e pretende realizar atividades voltadas para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece em outubro no Estado, inclusive em Piracicaba. “O intuito é que aconteça uma aproximação entre as empresas e as universidades que trabalham com ciência e tecnologia”, afirmou Taís.

Segundo Pedro Cruz, este tipo de parceria já tem trazido bons frutos para os piracicabanos. “O CMCT está no caminho certo. Por meio do contato deles, cerca de 70 pessoas, formadas pelo Senai da cidade, já foram à Coreia para treinamento na Hyundai e, quando voltarem, com certeza serão contratados para a empresa que se instalará na cidade. É uma ótima parceria”, completou.

No evento, serão ministradas três palestras com os temas Cenários e Projeções da Ciência e Tecnologia em Piracicaba, com o prefeito Barjas Negri; Políticas de C&T no país e Estado de São Paulo, feita pela diretoria científica da Fapesp; e Instrumentos para o Desenvolvimento e a Relação Universidade e Empresa, com o superintendente de Tecnologia e Educação do Ciee, Eduardo Sakemi. Para participar, basta fazer inscrição através de e-mail ([email protected]) ou pelo telefone 3403-1163.

CONSELHO - O Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia foi criado em 2000 e tem como finalidade assessorar, estudar e propor ao poder público as diretrizes da política municipal no campo da ciência e tecnologia. “Apesar de sermos tecnicamente novos, precisamos criar as pontes necessárias entre o executivo, acadêmico e o produtivo, para criarmos uma tecnologia independente e assim conseguir um desenvolvimento verdadeiro. Com isso, os investidores e pesquisadores saberão definir seus objetivos junto à cidade”, enfatizou Edgar Gomes de Ferreira Beauclair, professor da Esalq e integrante do CMCT.