04/02/11 10h54

Cidades de SP se especializam e atraem empresas

Folha de S. Paulo

Algumas cidades do Estado de São Paulo têm se especializado em sediar companhias de determinado setor da economia. Em Santos, há uma concentração de empresas voltadas para a exploração de petróleo e gás, além do aumento de companhias de tecnologia, como as estrangeiras Halliburton e Schlumberger. "É um mercado que foi impulsionado nos últimos quatro anos, com a multiplicação da dimensão das bacias do pré-sal. Nossa vocação econômica mudou, o que é muito positivo", diz o prefeito João Paulo Papa (PMDB).

Na cidade de São Carlos, 80% das empresas que procuram se instalar no município pertencem aos setores de automação, aeronáutico e metalomecânico. "Recebemos cada vez mais empresas. Há um movimento para o interior em busca de melhor condição de vida", afirma o prefeito de São Carlos, Oswaldo Barba (PT). Localizada no centro do Estado, Bauru recebe grande número de transportadoras e distribuidoras, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Ferrari. Já São José dos Campos se beneficia por contratos firmados pela Embraer, com sede na cidade. "O mercado da Embraer no exterior é grande e somos acionados a cada acordo, abrindo vagas para mais gente", afirma o secretário José Luis Nunes.