02/10/23 15h04

Cidades da região de Campinas recebem secretário de Desenvolvimento Econômico para mobilização empresarial

Objetivo foi reunir o empresariado para contribuir com o desenvolvimento regional, a partir das vocações econômicas para gerar mais renda e emprego

Secretaria de Desenvolvimento Econômico de SP

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, esteve na quarta-feira (27) em Piracicaba para um encontro com empresários e lideranças da região. A iniciativa fez parte das coalizões empresariais que estão sendo construídas em todas as regiões administrativas do estado para alavancar o desenvolvimento regional, uma diretriz do governador Tarcísio de Freitas.

A coalizão de Piracicaba foi formada em maio, ocasião em que foi apresentada proposta para a mobilização dos empreendedores da região. Agora, Lima voltou para discutir os projetos que avançaram e acolher novas demandas que possam ser atendidas pelas políticas públicas da pasta, seja na qualificação de mão de obra ou na viabilização de linhas de crédito para investimentos.

Dentre os projetos em andamento, destacam-se a cadeia da cana-de-açúcar e armazenagem, a agricultura cooperativada e o programa de crédito para transição energética e aperfeiçoamento de infraestrutura, visando ao desenvolvimento econômico do entorno da cidade.

“É preciso voltar às cidades onde implantamos as coalizões para acompanhar o andamento delas. Há projetos de curto, médio e longo prazo, mas é importante que o Estado esteja perto para entender o que os empresários da região precisam para investir mais nas cidades, abrir mais empresas e principalmente gerar mais empregos para o desenvolvimento da região”, explicou o secretário.

Águas de São Pedro

À tarde, o secretário participou do AMPPESP Fomenta, na cidade de Águas de São Pedro, importante estância turística da região de Campinas, que recebe cerca de 500 mil turistas por ano. Durante o evento, que reuniu representantes de municípios de até 50 mil habitantes, Lima apresentou o modelo que defende para gerar desenvolvimento regional para as cidades pequenas. A proposta é investir ao redor de uma grande indústria para que ela seja abastecida por pequenas empresas num raio de 50 quilômetros, visando fomentar o empreendedorismo local e gerar emprego.

Rio Claro

Ainda na quarta-feira, foi montada a 18ª coalizão empresarial, em Rio Claro, onde o secretário se reuniu com empresários da cidade para apresentar o modelo de desenvolvimento regional. Dentre as vocações discutidas, o destaque foi para a indústria da cerâmica, um forte potencial de investimentos. Novas reuniões serão realizadas para “tirar do papel” importantes projetos com medidas de crescimento econômico.

Fonte: https://www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/cidades-da-regiao-de-campinas-recebem-secretario-de-desenvolvimento-economico-para-mobilizacao-empresarial/