08/06/20 10h42

Cidade terá obras de infraestrutura no segundo semestre

Jornal Primeira Página

O chefe de gabinete da Prefeitura Municipal, José Pires (conhecido como Carneirinho) concedeu entrevista ao radialista Antonio Carlos Tucura, durante o programa Fala São Carlos, na última sexta-feira (5). Na ocasião, Pires anunciou diversos investimentos na área de infraestrutura, que serão realizados na cidade no segundo semestre.

De acordo com Pires, a Rumo Logística comprometeu-se a vedar toda a linha férrea dentro do perímetro urbano do município, com alambrado e muro, além de fazer obras complementares para garantir a mobilidade urbana. ”Na região do CDHU, a empresa vai colocar uma passarela. Já na região da antiga Faber Castell, a empresa vai instalar um novo viaduto. Por fim, haverá a duplicação do viaduto 04 de novembro, próximo à Estação, na Vila Prado”.

Além disso, segundo Pires, a Prefeitura está trabalhando também para incluir a obra de duplicação da passagem sob o pontilhão da Praça Itália nesses investimentos. As obras devem começar ainda no segundo semestre e estarem concluídas em um prazo máximo de cinco anos. “São obras realizadas apenas com recursos da Rumo, como contrapartida para a renovação da malha viária paulista, eles anteciparam a renovação”, ressaltou Pires.

Por fim, Pires destacou o início das obras para ampliar a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Monjolinho por parte do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Carlos. O total de investimentos é de R$ 45 milhões, dos quais R$ 29 milhões são oriundos do Governo Federal e os outros R$ 16 milhões são recursos próprios da autarquia. A expectativa é que a obra seja finalizada até 2022.

Segundo o Presidente do SAAE, Benedito Carlos Marchezin, a ampliação da ETE, suprirá a demanda de tratamento de esgoto na cidade até 2035, segundo projeções de crescimento populacional. “Hoje estamos tratando uma vazão de 630 litros por segundo (L/s), com essa ampliação vamos tratar 1200 L/s até 2035. Vai dobrar a capacidade de tratamento”.