10/02/22 13h24

Cidade Jardim é segunda estação de trem a virar sustentável em São Paulo

Novidades incluem painéis solares, canaletas para bicicletas e tratamento de esgoto

Automotive Business

A estação Cidade Jardim da linha 9-Esmeralda passou por reformas recentes para ganhar novos recursos e se tornar sustentável. Foram instalados painéis solares nos tetos das plataformas, jardins verticais e um sistema de água de reuso. A estação Vila Olímpia, da mesma linha, já havia passado por essa reformulação em junho de 2021. 

Para a captação de energia solar, a Cidade Jardim ganhou 240 placas solares de 400W sobre os telhados das plataformas, oferecendo com uma potência de pico de 96 kW. A geração anual de energia foi calculada em 99 kWh. Isso significa que a média mensal de geração de energia é da ordem de 8.250 kWh. Esse valor resultará em uma redução de gasto com energia da estação, representando 51% do consumo operacional.   

Para o manejo do esgoto, será usado o método de wetlands, que consiste em aplicar plantas para o tratamento biológico dos dejetos. O líquido é captado e tratado por um moderno sistema de filtragem sem produtos químicos e disponibilizada como água de reuso para os novos jardins verticais. Serão tratados 200 mil litros por mês. 

Outras estruturas foram adicionadas para melhorar a experiência dos usuários, como painéis eletrônicos, bancos com entradas USB e canaletas para transporte de bicicletas nas escadas (embora a estação continue desconectada da ciclovia que percorre a marginal do rio Pinheiros). Três painéis do artista plástico Kobra decoram a estação. 

Foi instalado até mesmo um difusor de aroma da “floresta” na passarela de ligação com o acesso, que será acompanhado por barulhos de animais e da natureza no sistema de som. À noite, serão feitas projeções de luz na passarela, nas plataformas e no corpo da estação a partir de um sistema luminotécnico, alimentado pela energia captada durante o dia. 

No discurso de apresentação da reforma, semanada passada, o governador João Dória prometeu que mais estações serão reformadas como parte de um programa de revitalização. Tanto Vila Olímpia como Cidade Jardim foram reformadas em parceria com a iniciativa privada, a primeira com patrocínio do Santander e a segunda com patrocínio do Bradesco. 

fonte: https://www.automotivebusiness.com.br/pt/posts/mobility-now/cidade-jardim-e-segunda-estacao-de-trem-a-virar-sustentavel-em-sao-paulo/