Cidade ganha 1.416 empresas
O DiárioMesmo com a crise econômica, Mogi das Cruzes fechou 2015 com saldo positivo em número de empresas. A Cidade teve uma evolução de 4,9% ao longo do último ano, com a instalação de 1.416 novos estabelecimentos nas áreas de comércio, serviços e indústria. Os dados são comemorados, principalmente porque a abertura desses negócios ajuda a minimizar os impactos do desemprego provocado por alguns setores que enfrentam maiores dificuldades em razão do cenário nacional.
Os dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social indicam que a Cidade tem atualmente 30.403 empresas abertas. A maior parte delas atua no setor de serviços – são 20.809, seguido pelo comércio, 8.805, e pela indústria, 789.
No ano passado especificamente, o setor que mais evoluiu (em números exatos) foi justamente o de serviços. Só em 2015 foram abertas 1.062 empresas, o que representa um acréscimo de 5,38%. Neste segmento inclui-se consultórios médicos e odontológicos, escritórios, informática, laboratórios de análises clínicas, entre outros.
Já o comércio teve uma expansão de 240 estabelecimentos (alta de 2,8%). Só no Mogi Shopping foram inauguradas mais de 15 lojas e quiosques de vendas. No novo espaço comercial da Cidade, o ComVem Patteo Mogilar, também houve a abertura de várias empresas.
A indústria, em percentual, registrou o maior crescimento – 16,9%. Em números de empresas, porém, foram 114 abertas no ano passado. Aqui cabe uma diferenciação. As novas unidades não são da grande indústria de transformação, que reúne metalúrgicas, químicas e papeleiras, por exemplo. São empresas de menor porte, como serralherias, padarias e outras atividades classificadas como industriais.