17/05/12 14h32

Cia Docas anuncia investimento de R$ 200 milhões no Porto de São Sebastião neste ano

Imprensa Livre

Empresa explica que todas as obras previstas serão executadas no âmbito da licença ambiental vigente no porto

A Companhia Docas de São Sebastião (CDSS) anunciou esta semana que cerca de R$ 200 milhões devem ser investidos este ano no Porto de São Sebastião. A maior parte dos recursos vai para obras de infraestrutura como pavimentação de pátio e reforma do cais comercial. A área também deve receber sistema de monitoramento de tráfego de navios. O volume total a ser investido será fechado após os processos licitatórios em andamento e os que serão abertos.
Um dos principais investimentos é no chamado Pátio 3 que tem 134 mil metros quadrados. Uma parte dessa área vai servir de apoio para as atividades da cadeia offshore (petróleo e gás). O processo já está adiantado e a abertura de licitação para a destinação de 3,2 mil metros quadrados está prevista para o próximo dia 6 de junho e o valor mínimo estipulado é R$ 3,9 milhões. Após a assinatura do contrato, o prazo para a obra é de 120 dias. No local serão construídas quatro edificações para este tipo de apoio.
Conforme a CDSS, o Pátio 3 receberá ainda pavimentação de mais 12 mil metros quadrados, aplicação de revestimento e compactação de 115 mil m2. As melhorias visam a entrada da operadora Schain, que fará a montagem de módulos para plataformas flutuantes para armazenamento de óleo/gás. Essa obra de infraestrutura está prevista para ser concluída no final deste mês.
A reforma do cais comercial também está neste pacote da Companhia Docas e o edital está previsto para ser publicado no dia 24 deste mês, com as obras tendo início no segundo semestre. Com a reforma, o cais comercial, que tem mais de 50 anos, poderá receber a atracação de navios de maior calado.
Ainda neste semestre está prevista a implantação do Vessel Traffic Management Information System (VTMS), ou Sistema de Gestão de Tráfego de Embarcações, que é semelhante ao sistema de controle de tráfego aéreo. Ambos são baseados em sensores Radio Detection And Ranging (Radar), ou seja, sensores remotos ativos.
O principal objetivo do sistema VTMS é promover segurança à embarcação nos portos e zonas costeiras, possibilitando o monitoramento em tempo real da posição da embarcação, da velocidade da mesma, e ainda outras informações que facilitam e aperfeiçoam o procedimento de atracação.
A partir de uma central de controle, o controlador tem informações que auxiliam a navegação próxima à costa. As informações são cruzadas através de um Sistema de Informação Geográfica com mapas que possuem: dados batimétricos; posição de ventos; maré; dados climáticos; entre outros. Outra funcionalidade é a capacidade de armazenar o histórico de movimentação das embarcações nas proximidades do porto. Tal função permite a análise dos dados a posteriori, o que possibilita a execução de projetos e a visualização de indicadores de desempenho portuário.

Projeto ampliação

Dentro do pacote de investimentos deste ano está a contratação do Projeto Executivo para ampliação do porto. Segundo a assessoria de imprensa da CDSS, este projeto inclui todas as obras necessárias à ampliação do projeto, incluindo no pátio 4, que prevê o estaqueamento com a utilização de pilotis e lajes. A Cia Docas destaca que a ampliação será executada em quatro fases, conforme consta no Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima), porém o Projeto Executivo será feito de uma só vez. O edital também está previsto para ser publicado até o final deste mês. Conforme a administração do Porto, após a entrega do Projeto Executivo do Porto a previsão de início da obra é entre novembro e dezembro de 2012.

Ano passado

Em 2011, o investimento na área portuária de São Sebastião foi de R$ 6,6 milhões. Entre as ações realizadas estão pavimentação e nivelamento; sistema de drenagem e instalação de caixas separadoras de óleo; instalação de portão de acesso, recuperação do sistema de iluminação do Pátio 2, ao custo de R$ 1,3 milhão. No Pátio 3 foram executados limpeza, espalhamento de material e nivelamento; sistema de drenagem e canalização de valeta; pavimentação de 5 mil metros quadrados com investimento de R$ 1,4 milhão. Já o cais recebeu investimento de R$ 970 mil para a instalação de novas defensas e novos cabeços (usados na amarração dos navios) e recuperação do enrocamento. Também houve a implantação de programas de gestão ambiental e de atuação em situações de emergências, cujo investimento anual foi de R$ 3 milhões.