Chinesa BYD instalará fábrica e centro de pesquisas em Campinas
Com apoio da Investe São Paulo, empresa investirá R$ 200 milhões na primeira etapa do projeto e irá gerar 450 empregos diretos
Investe São PauloA gigante chinesa BYD Company Limited – especializada em baterias, veículos híbridos e elétricos e novas energias – anunciou nesta segunda-feira, 14 de junho, que investirá R$ 200 milhões na sua primeira unidade produtiva na América Latina.
A fábrica ficará localizada no município de Campinas, interior de São Paulo, e também abrigará um centro de pesquisa e desenvolvimento de produtos. O projeto, que conta com o apoio da Investe São Paulo, agência do Governo do Estado responsável pela atração de empresas, foi anunciado durante o evento de assinatura de protocolo de intenções entre a BYD e a prefeitura de Campinas.
“Em fevereiro deste ano visitei a empresa na China e pude verificar a tecnologia de ponta que é aplicada e a qualidade dos produtos. A chegada da BYD no Estado reforça o papel de São Paulo de estar sempre na vanguarda de novas tecnologias”, destaca o Presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida.
Após a instalação de escritório em São Paulo e bem sucedidos testes em muitas cidades brasileiras com ônibus elétricos, Campinas foi a cidade escolhida pela BYD para iniciar o seu projeto de expansão no mercado brasileiro e no Mercosul.
A unidade, que contará com 450 postos de trabalho, será responsável pela montagem de ônibus elétricos, de baterias de fosfato de ferro e abrigará a montagem de painéis solares. O Centro de P&D da empresa no Brasil será focado em estudos e tecnologias para veículos elétricos, baterias, smart grid, energia solar e iluminação.
Serão 32 mil m2 de área, sendo 20 mil m2 de área construída.“A planta industrial terá capacidade de produção de 500 a 1000 unidades de ônibus e baterias quando alcançar sua plena operação”, revela o presidente da BYD Brasil, Tyler Li. “Temos ainda interesse da empresa em fabricar células de baterias e chassis para ônibus elétricos no Brasil no futuro próximo”.
Segundo o presidente mundial, Wang Chuanfu, a BYD decidiu se instalar em Campinas ao perceber que a cidade era líder em inovação e desenvolvimento de tecnologias limpas, assim como a BYD. Considerada uma das empresas mais inovadoras do mundo, a BYD vai trazer a tecnologia de baterias de ferro e dos ônibus elétricos ao Brasil. A empresa sonha também com o desenvolvimento da energia solar para gerar energia limpa e barata, e também soluções fora da rede (off grid - a BYD dispõe de sistemas de geração descentralizada com painéis solares, baterias de ferro e iluminação LED).
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, ressalta que a Prefeitura tem atuado de forma estruturada e bem definida na captação de investimentos que conjuguem elevado conteúdo tecnológico e sustentabilidade ambiental. Tais investimentos alinham-se a política de desenvolvimento estratégico de médio e longo prazo pensado para a cidade. “A BYD encaixa-se muito bem no que se busca para Campinas, é uma empresa que produz bens e tecnologias voltadas ao uso de energias renováveis, ainda atua em segmento fundamental para o futuro das cidades - a mobilidade urbana sustentável”, enfatiza Donizette.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo de Campinas, Samuel Rossilho, revela que a sua equipe esteve pessoalmente na China por duas vezes. Foi a construção de uma relação de confiança e parceria, suporte e respostas rápidas, lideradas pela Prefeitura de Campinas e pela pasta de Desenvolvimento Econômico junto ao governo chinês, aos executivos da BYD e ao Banco de Desenvolvimento da China que permitiu trazer para Campinas o primeiro site da empresa no país. “Tenho certeza do elevado potencial da cidade para trazer para cá a Fase 2 dos investimentos da BYD. Trabalharemos muito para isto”, indica Rossilho.
A Investe São Paulo – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competividade, atende a BYD desde março de 2012. A Agência apoiou a empresa nas questões tributárias, ambientais, na localização de áreas e na interlocução com órgãos públicos e privados.
Sobre a BYD e o seu modelo de negócios no Brasil
Especialista em baterias recarregáveis e veículos elétricos, a BYD tem 180 mil funcionários em 11 parques industriais em toda a China. A BYD também tem plantas industriais e escritórios nos Estados Unidos, Europa, Japão, Coréia do Sul, Índia, Taiwan, Hong Kong e São Paulo. A fábrica de ônibus elétrico de Campinas será a terceira fora da China, após a unidade na Califórnia nos EUA.
Como a maior fabricante mundial de baterias recarregáveis, sua busca por criar uma bateria mais segura e sustentável gerou a revolucionária tecnologia da bateria de ferro. Essa bateria não pega fogo e pode ser reciclada por completo. Com vida útil por toda a vida dos veículos, a bateria de ferro se transformou no centro da nova tecnologia que se expandiu para carros, ônibus, caminhões e sistemas de armazenamento de energia. Atualmente, milhares de ônibus elétricos já rodam pelo mundo todo.
Testes com ônibus elétricos da BYD no Brasil foram feitos em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Palmas, Sorocaba e Piracicaba. E, segundo metodologia e programa de testes liderados pela C40 Cities & Fundação Clinton, com financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), das 16 diferentes tecnologias de ônibus avaliadas em quatro cidades da América Latina (Rio de Janeiro, São Paulo, Santiago e Bogotá), o ônibus elétrico da BYD teve o melhor desempenho dos testes, apresentando redução de 81% no consumo energético e redução de 75% no custo operacional, além de menor custo de manutenção e poucas adaptações nas garagens.
O modelo de negócios adotado pela BYD para introdução dos ônibus elétricos no mercado nacional será vendê-los pelo mesmo preço do similar a diesel, com o contrato de leasing da bateria a ser pago pela economia do combustível. Modelo similar será oferecido para táxis. Sem entrada e sem pagamento pelo veículo, o taxista pagará o custo do combustível para a BYD, via contrato de leasing do veículo com bateria e energia inclusas. Assim, a empresa espera viabilizar a troca de amplas frotas de veículos poluentes para veículos de emissão zero, sem aumento nos custos dos sistemas de transporte público.
A BYD é também a segunda maior produtora de componentes eletrônicos para celulares, tablets e computadores portáteis do mundo, e grande produtora de componentes e equipamentos para iluminação (LED) e painéis solares.