14/06/12 15h29

China Telecom vai oferecer serviços de dados no Brasil

Valor Econômico

A China Telecom, operadora de linhas fixas com maior faturamento em seu país de origem, está de olho no mercado brasileiro. A aproximação acontece em meio à expansão dos interesses de empresas chinesas na maior economia latino-americana fora do setor de recursos naturais.

A China Telecom e sua afiliada China Comservice estão abrindo escritórios em São Paulo para prestar serviços de internet, de dados e de terceirização, numa tentativa de conquistar um espaço frente à Copa do Mundo e aos Jogos Olímpicos, ambos disputados no Brasil.

"Damos suporte para empresas chinesas que estão chegando e fazendo investimentos no Brasil e na América Latina", disse Luis Fiallo, diretor da China Telecom Americas, acrescentando que o grupo também quer criar uma clientela de empresas locais e de multinacionais brasileiras.

O investimento chinês no Brasil tem crescido rapidamente. A baixa taxa de poupança brasileira implica uma necessidade de investimentos, enquanto a poupança chinesa torna o país um potencial exportador de capital.

Os maiores investimentos chineses no Brasil continuam a ser no setor de petróleo e gás. As empresas chinesas também estão se expandindo em outras áreas. A State Grid, grupo do setor de eletricidade, pagou US$ 531 milhões, no mês passado, pelos ativos brasileiros da espanhola Actividades da Construcción y Servicios.

Os principais bancos chineses, como o Banco da China, estão presentes ou estabelecendo seus escritórios no Brasil. Também há empresas de engenharia e logística abrindo caminho no país.

"Mais investimentos virão", disse Reinaldo Ma, um parceiro especializado em negociar com empresas chinesas que atua no escritório de advocacia Tozzini Freire, em São Paulo.