28/03/12 12h16

Chery assume operações no Brasil

Valor Econômico

A matriz da Chery na China decidiu assumir os negócios da marca no Brasil para acompanhar mais de perto a construção de sua fábrica em Jacareí (no interior paulista) e também participar mais ativamente das discussões com o governo federal sobre a flexibilização das regras do regime automotivo.

Ontem, a montadora anunciou a nova diretoria no país, colocando executivos chineses nos cargos de comando. A marca era antes representada por uma importadora brasileira, a Venko Motors, que, nos próximos dois meses, vai transferir para a Chery a rede com 105 lojas em todos os Estados brasileiros.

A mudança de gestão já era prevista, mas foi antecipada em um ano em razão do novo regime automotivo, cujo aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) atingiu em cheio as importações de veículos. Por conta do reajuste tributário, a Chery cortou pela metade - de 60 mil para 30 mil unidades - a expectativa de vendas no Brasil em 2012. Apesar da revisão, a meta ainda representa um incremento sobre os 21,68 mil carros da marca emplacados no ano passado.

Na nova estrutura administrativa, Kong Fan Long, que era responsável pelo controle de qualidade dos veículos da montadora na China, assume a presidência da Chery no Brasil. Ele será assessorado por outros dois executivos chineses: Du Weiqiang, vice-presidente da Chery Brasil, e Wu Dejun, vice-presidente e diretor industrial da Chery Brasil.

Luís Curi, presidente da Venko, segue na gestão como diretor comercial da montadora no país. A Venko, por sua vez, deixa de representar a Chery, mas continuará no mercado com a importação da Rely, a marca de veículos utilitários do grupo automobilístico chinês.

Curi informou que pretende trazer esses veículos ao mercado brasileiro a partir de junho ou julho e que já começou a desenvolver uma rede que, inicialmente, terá 30 revendas.

Desde que o governo anunciou em setembro que iria aumentar em 30 pontos percentuais o IPI cobrado aos carros de baixo conteúdo regional, a Chery acelera o passo na construção de sua fábrica em Jacareí. Quando alcançar três turnos de trabalho, a unidade terá capacidade de produção de 150 mil carros por ano. A terraplenagem, que deve levar em torno de quatro meses, começou no mês passado.