25/03/24 15h46

Chega ao mercado brasileiro a primeira empresa totalmente dedicada à irrigação por assinatura

Iara tem como foco conquistar fatia da irrigação no país oferecendo planos de serviços por assinatura, com tecnologia de ponta e maior sustentabilidade no campo

Eae Máquinas

O mercado brasileiro de irrigação ganha a primeira empresa totalmente dedicada ao serviço de irrigação por assinatura, a Iara. A companhia, que tem o nome da mãe d’água Tupi, oferece para todo Brasil planos de irrigação por assinatura, incluindo equipamentos e serviços complementares, utilizando o máximo de tecnologia e conhecimento para promover o uso sustentável de água e recursos naturais nas lavouras.

A Iniciativa é dos sócios Hiran Moreira, João Rebequi e Marcelo Oliveira, com grande expertise em inovação e desenvolvimento de soluções inteligentes no segmento de agricultura, um mercado com alta demanda de profissionalização e que requer cada vez mais tecnologias modernas e sustentáveis, que garantam a segurança alimentar do planeta hoje e nas próximas décadas. “A meta da IARA é instalar 500 pivôs centrais nos próximos sete anos e contribuir de forma significativa com a expansão da irrigação no Brasil, investindo cerca de 600 milhões de reais em projetos de irrigação”. A irrigação é o maior investimento que se faz em uma fazenda e também o que promove maior retorno. A IARA nasce com o objetivo de auxiliar o produtor realizar o sonho de ser irrigante ou de ampliar a área irrigada.

A Iara dá suporte ao desenvolvimento do projeto e entrega o sistema de irrigação instalado. O irrigante adquire um plano anual de milímetros, de acordo com a necessidade das culturas que serão produzidas. O plano de Irrigação por assinatura da IARA inclui também um sistema gerenciamento de irrigação que orientará o irrigante quanto à decisão diária de irrigação, através de uma plataforma tecnológica e aplicativo via celular, bem como sendo acompanhado por um profissional especialista dedicado a orientar e interpretar as decisões de irrigação.

O plano de irrigação por assinatura pode durar de sete a dez anos e também inclui manutenção e seguro, visando dar total suporte e segurança ao cliente. Ao final da vigência do plano de assinatura, o irrigante pode decidir em optar por comprar ou não o equipamento. A instalação elétrica, outras obras civis, outorga e licenças ambientais deve ser providenciada pelo cliente. Atualmente, a maior parte dos contratos vem sendo assinados em São Paulo, Bahia, Mato Grosso, Goiás e Maranhão.

Benefícios aos agricultores

Aberta a todos os irrigantes, a solução de irrigação por assinatura possibilita ao contratante disponibilizar ativos para financiar outros investimentos, uma vez que não há necessidade de dar um bem em garantia na operação, permitindo manter e ampliar a sua cartela de investimentos e facilitando o planejamento financeiro da produção.

Os públicos-alvo principais da Iara são:

  • aqueles que desejam se tornar irrigantes, proporcionando toda a consultoria, equipamento e instalação;
  • arrendatários, já que a irrigação por assinatura vai auxiliar o pagamento do arrendamento, uma vez que contribuiu para aumentar a geração de receita por hectare;
  • pessoas jurídicas, porque existe um benefício fiscal – no caso da irrigação por assinatura, todo desembolso pago pela PJ é considerado despesa, promovendo dedução proporcional de imposto de renda;
  • produtores que não tem todo o recurso para investir em um projeto de irrigação e não querem ou não dispõe de um bem para dar em garantia em um financiamento, ampliando a possibilidade de se instalar um projeto de irrigação.

Além disso, se um produtor acessa a linha de crédito oficial Proirriga, que tem taxa de juros de 10,5% ao ano e limites de R$ 3,3 milhões, no caso de um cliente individual, ou de até R$ 9,9 milhões em uma compra coletiva, o início efetivo da operação pode durar seis meses. No modelo de negócios da Iara, a instalação do projeto demora 60 dias.

Eficiência e sustentabilidade

Os equipamentos de irrigação utilizados nos planos de assinatura da IARA trazem recursos tecnológicos como: motores de alto rendimento, emissores giratórios e automação, que promovem a irrigação com a máxima eficiência. Associado ao melhor equipamento, disponibiliza também um sistema completo de gerenciamento de irrigação, para que a decisão de irrigação seja realizada com base em parâmetros técnicos, considerando o solo, a cultura, o clima e o equipamento, também disponibilizando imagens de satélite processadas com intuito de avaliar a uniformidade de desenvolvimento da cultura e um consultor especialista que dará o devido suporte e acompanhamento. Assim, é possível aumentar a capacidade de produção na mesma área, permitindo melhor uso e aproveitamento tanto do solo quanto da água usada na irrigação e, ao mesmo tempo, evitando desperdício ou a falta de irrigação adequada para as lavouras. Desta forma, os planos de irrigação por assinatura da IARA buscam ajustar à diversidade e especificidade de necessidade hídrica das fazendas e campos de produção.

“Os projetos da IARA – Milímetros com precisão atende aos principais objetivos da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), já que propicia a agricultura regenerativa e de baixo carbono, contribuindo para o aumento da biomassa e do estoque de carbono no solo. À medida que promove o aumento da agricultura irrigada e a produtividade com uso racional de água e energia, também contribui para evitar a utilização de novas áreas e a preservação de florestas. Atualmente, o Brasil tem oito milhões de hectares irrigados, o que corresponde a apenas 15% da capacidade do país, que é de 55 milhões de hectares, sendo o país com maior potencial de expansão da agricultura irrigada no mundo. Muitos países não têm como aumentar a produção agrícola de forma sustentável e o Brasil pode liderar esta expansão e garantir a segurança alimentar do planeta no futuro”, comenta Hiron Medeiros Moreira, CEO da IARA.

 

Fonte: https://eaemaq.com.br/noticias-do-mercado/chega-ao-mercado-brasileiro-a-primeira-empresa-totalmente-dedicada-a-irrigacao-por-assinatura/