Cerâmicas elevam vendas ao exterior
Gazeta Mercantil - 05/02/2007
As produtoras brasileiras de cerâmica estão faturando mais no exterior. Os números fechados no ano passado mostram que a receita dessas fábricas com exportação mais do que dobrou em quatro anos, passou de US$ 205,099 milhões em 2002 para US$ 429,789 milhões em 2006, segundo informou a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimento (Anfacer). As vendas se mantêm crescentes desde 2001 e, embora os picos de alta tivessem sido em 2003 e 2004, respectivamente com taxas de 22,26 e 36,51%, no ano passado o aumento foi de 14,3% sobre 2005, ano em que o percentual de elevação ficou em 9,84%. O Brasil não só tem conseguido colocar produtos mais sofisticados no exterior, como porcelanatos, mas também foi capaz de repassar alguns reajustes e diversificou mercados de atuação de forma a garantir preços melhores. No ano passado, a alta contabilizada em volume de vendas externas foi de apenas 0,48%, com 114,359 milhões de metros quadrados exportados. A Cecrisa é um exemplo do melhor desempenho das fábricas no mercado externo. A empresa dobrou a receita com vendas no exterior para a casa dos US$ 53 milhões. Embora com vendas externas menores do que as realizadas no ano anterior, a Cerâmica Portobello, também informou ter ampliado a exportação de produtos com maior valor agregado. As exportações da empresa somaram US$ 58,6 milhões e 6,7 milhões de m². Já em 2005, foram comercializados US$ 63,3 milhões (9,9 milhões de m²).