Centro técnico no Brasil vira hub de desenvolvimento e inovação da Cummins
Complexo de laboratórios presta serviços para terceiros e outros mercados
Auto IndústriaA Cummins está constituindo um importante hub de inovação e desenvolvimento de tecnologias no Brasil. Destino de investimentos de R$ 9 milhões desde o ano passado, o chamado Centro Técnico Brasil, inicialmente apenas para testes de motores, é agora conglomerado de laboratórios capacitados internacionalmente.
Prova irrefutável desse propósito e da evolução recente do espaço inaugurado no longínquo 1980, é que a partir de janeiro de 2025 a nova estrutura estará habilitada para certificação das renomadas agências norte-americanas EPA, Environmental Protection Agency, e CARB, California Air Resources Board.
O processo para alcançar maior protagonismo internacional, entretanto, ganhou os primeiros contornos já no ano passado, quando o centro técnico localizado no complexo industrial da Cummins em Guarulhos, SP, se posicionou no cenário global ao colocar seus recursos técnicos e know-how à disposição para serviços externos e solicitações de desenvolvimento de outros países.
“Nosso objetivo é sermos a primeira escolha da Cummins, de nossos clientes e parceiros na América Latina, além de um laboratório global reconhecido”, sublinha Rafael Torres, diretor executivo de Engenharia da Cummins. “Estamos prontos para atender às necessidades específicas de cada mercado, incluindo legislações complexas como América do Norte e Europa.”
Para chegar ao patamar de hub de desenvolvimento global, a unidade agregou ao portfólio original de testes a cultura relacionamento colaborativo com a engenharia de parceiros e clientes. Além, naturalmente, de infraestrutura aprimorada, mais ágil e flexível, e que inclui três pilares: o Centro Piloto, o Laboratório de Mecânica Aplicada e o Laboratório de Desenvolvimento de Motores.
O Centro Piloto realiza testes de validação de veículos e máquinas por meio de diversos recursos, como uma câmara fria capaz de atingir até -22°C. O departamento também faz validações em diferentes condições, abrangendo ciclos de operação em altitudes de até 5,2 mil metros, e testes para emissões. Tem parcerias com campos de provas e empresas de gerenciamento de dados por satélite.
Criado em 2011, o Laboratório de Mecânica Aplicada dispõe de tecnologias para testes de desempenho e durabilidade, além de análises de pressão de vedação e testes de ruído/NVH. Permite a validação local de componentes mecânicos críticos, anteriormente importados.
Já o Laboratório de Desenvolvimento de Motores se dedica a otimizar o desempenho e a eficiência dos motores, lançando mão de diversos testes de avaliações de performance até análises de emissões de normatizações de praticamente todos os países.