Centro de Inteligência participa de encontro nacional de observatórios de turismo
CIET levou modelos de parceria e a importância da inovação para o avanço na análise de dados e o desenvolvimento de políticas públicas para o setor
Secretaria de Turismo e Viagens de SPA Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) participou, na última semana, em Manaus, do 8º Encontro Nacional da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo – RBOT 2024, com representantes dos 62 observatórios de turismo de estados e municípios de todas as regiões do País, como o Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo e o Observatório Regional de Turismo e Eventos de Olímpia, além de representantes da Embratur e do Ministério do Turismo.
Com o tema “os dados como alicerces na governança dos destinos turísticos”, o RBOT 2024 realizou mesas de debates em que o CIET compartilhou modelos de parceria e a importância da inovação para o avanço na análise de dados de inteligência. Os demais participantes compartilharam experiências no tratamento de dados com enfoque na governança dos destinos turísticos, subsidiando a definição de políticas públicas e a tomada de decisões voltadas para o desenvolvimento do turismo.
"A presença do CIET no 8º Encontro da RBOT foi fundamental para fortalecer nosso compromisso com o monitoramento e a compreensão do setor de turismo paulista. Participar de encontros como este nos permite estar cada vez mais conectados com os outros estados, entendendo os desafios e identificando caminhos para melhorar os dados que apoiam o desenvolvimento econômico e sustentável do turismo, viagens e eventos no estado e no país", disse Kelly Kajihara, consultora da InvestSP e coordenadora do CIET.
Fundado em 2019 com a missão de monitorar e compreender o setor de turismo paulista, o CIET é membro da ONU Turismo, parceiro do COSUD, da FecomércioSP e do RBOT. Ao longo dos seus cinco anos de existência, o CIET vem realizando o monitoramento de dados de desempenho do turismo do estado, além de pesquisa de campo em grandes eventos como a Agrishow e a Festa do Peão de Barretos. Também conta com a produção de estudos conjunturais frequentes e a publicação de um boletim mensal.