Centro de inovação do ITA
Revista PesquisaUma área de 30 mil metros quadrados no Parque Tecnológico de São José dos Campos abrigará uma unidade do Centro de Inovação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que está sendo construída com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). No total, R$ 300 milhões estão sendo investidos na ampliação – valor que será aplicado ao longo de cinco anos.
A iniciativa faz parte da estratégia de expansão do ITA, que também prevê a duplicação do número de vagas de graduação e de pós-graduação. O novo centro irá atuar no desenvolvimento de tecnologias inovadoras com aplicação na indústria aeroespacial e prestará serviços a empresas.
“Na unidade do Parque Tecnológico o foco será na pesquisa em manufaturas avançadas. Com isso, processos industriais, como a adequação de uma planta industrial a um novo produto, podem se tornar mais flexíveis, o que contribui para aumentar a competitividade”, diz o reitor do ITA, Carlos Américo Pacheco.
Duas instituições internacionais – o Instituto Fraunhofer IPK, da Alemanha, e a Universidade de Sheffield, da Inglaterra – são parceiras na formação do centro e deverão participar de pesquisas. “Realizamos um evento recentemente no qual apresentamos o projeto para várias empresas que mostraram interesse em colaborar com o ITA”, conta Pacheco, citando como exemplo a Embraer. “Mas ainda buscamos apoio para fomentar o Centro de Inovação”, diz o reitor.