05/11/12 16h40

Centro de formação da Azul Trip receberá investimentos de US$ 15 milhões

Correio Popular

O centro de formação e treinamento de pessoal da Azul Trip S/A em Campinas está orçado em R$ 30 milhões (US$ 15 milhões) e já tem data de entrega: maio de 2013. Mais de 200 pessoas trabalham na construção do prédio, no Distrito Industrial, ao lado do Aeroporto Internacional de Viracopos. Depois de inaugurada, a Universidade Azul (UniAzul) terá aproximadamente 100 funcionários fixos e a expectativa é de que 800 alunos passem diariamente no local.

A holding, resultado da fusão da Azul Linhas Aéreas como a Trip Linhas Aéreas, anunciou em maio deste ano a transferência de seu centro de formação — que hoje funciona na sede da Azul, em Barueri. A intenção é posicionar a UniAzul ao lado do principal ponto de distribuição de voos (hub) da companhia. Com a mudança, Campinas abrigará os quatro simuladores de voos da empresa, avaliados em R$ 20 milhões (US$ 10 milhões) cada um.

“Será uma operação bastante robusta, com geração de empregos locais e também transferência de profissionais de Barueri. Vamos desativar parte da instalação na Grande São Paulo, onde ficará somente o Centro de Controle Operacional (CCO) da Azul”, afirmou o diretor de Comunicação e Marca da empresa, Gianfranco Panda Beting. A sede da administração da empresa também será transferida para um novo prédio comercial, às margens da Rodovia Castelo Branco, em Barueri.

A universidade da empresa terá 6 mil metros quadrados de área construída, dividida em três pavimentos. O empreendimento terá 12 salas de treinamento, com capacidade para 480 alunos, auditório para 120 lugares, laboratórios, salas de reunião, salas de descanso, cafeteria e restaurante. No topo do prédio, uma sala de descompressão terá vista para o aeroporto.

A Azul é a primeira companhia aérea do Brasil a adotar um simulador próprio para treinamento de tripulação. Antes da aquisição, comandantes e copilotos era enviados à França para concluir o curso de formação da empresa. Agora, a Azul rentabiliza alugando os aparelhos para as outras companhias aéreas que operam com jatos da Embraer na América Latina.

Dois aparelhos, réplicas do cockpit dos jatos Embraer 190 e 195, estão em funcionamento na sede da Azul. Outro simulador de aeronaves ATR foi encomendado e deve chegar ao País em outubro do ano que vem. O quarto equipamento era usado pela Trip e será integrado à universidade em Campinas com a ratificação da fusão das empresas, em maio de 2013.

Os dois simuladores de voo da Azul funcionam 20 horas por dia, todos os dias da semana, parando apenas para realizar manutenção. Por mês, cada simulador realiza 600 horas de treinamento, totalizando, aproximadamente 7200 horas por ano — o equivalente a 342 voltas ao mundo. O equipamento simula situações de risco e de temperatura de todas as rotas ofertadas pela Azul, previamente programada pelos instrutores.