CEMC cria comissão temática para avançar nas propostas climáticas
Grupo terá a missão de organizar e desenvolver as propostas apresentadas pelos membros do colegiado
Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e LogísticaRepresentantes do Conselho Estadual de Mudanças Climáticas (CEMC) participaram da 1ª Reunião Extraordinária do ano, realizada no Auditório do Consema, na sede da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), na capital, na última quinta-feira (3). Durante o encontro, foram apresentados os resultados da 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente, realizada em 12 de março de 2025, além do planejamento para as reuniões seguintes ao longo de 2025. Uma das principais decisões foi a criação de uma comissão temática com a missão de organizar e desenvolver as propostas apresentadas pelos membros do conselho.
A reunião foi presidida pelo coordenador e titular do CEMC, Mauro Benedito de Santana Filho, com apoio do suplente Carlos Roberto Junqueira Cardozo, ambos da Casa Civil. A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, também esteve presente e parabenizou os membros do CEMC pelas contribuições enviadas. “Recebemos várias propostas e ficamos muito satisfeitos, pois é com a participação nesse debate que conseguimos avançar na nossa agenda e na estratégia climática do estado, envolvendo todos os atores”, afirmou a secretária.
Integrantes de organizações socioambientais, como o Instituto Conservação Costeira (ICC), o Instituto Arayara, a Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma), além de integrantes da Unesp e da Fiesp, também participaram do encontro, compartilhando sugestões e ideias para novas iniciativas.
Ao final da reunião, foi proposta a criação de uma comissão temática com a responsabilidade de avaliar as propostas recebidas e dar continuidade ao planejamento das reuniões para 2025 e 2026. “Na próxima reunião, que ocorrerá em maio, apresentaremos os resultados do trabalho dessa comissão e definiremos prazos para as propostas”, disse Mauro Benedito, coordenador do CEMC.
A nova comissão terá uma composição paritária, com três representantes do governo estadual, três dos municípios e três da sociedade civil. Além disso, todos os membros do CEMC receberam um formulário para submeter sugestões de pautas prioritárias para discussão nas próximas plenárias. Ao todo, foram enviadas 40 propostas, que serão avaliadas e incorporadas ao calendário de 2025 e 2026. A comissão também será responsável por avaliar as necessidades de articulação com outros colegiados setoriais, promovendo uma governança multinível focada em ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.