02/06/10 11h42

Cebrace terá novo forno na unidade de Jacareí

Valor Econômico

A fabricante de vidros planos Cebrace, joint venture entre o grupo francês Saint-Gobain e o japonês NSG/Pilkington, anunciou esta semana que o investimento de € 170 milhões previsto para 2010 será feito em sua fábrica de Jacareí, no Vale do Paraíba, em São Paulo. O novo investimento, segundo o diretor de Marketing da Cebrace, Roberto Wertzner, torna a unidade de Jacareí a maior produtora de vidro do Ocidente, com capacidade para 2,4 mil toneladas por dia.

A empresa também tem unidades em Caçapava (SP) e em Barra Velha (ES). Com o novo forno, a Cebrace ampliará a sua capacidade no Brasil para 3,6 mil toneladas/dia. "As obras do quinto forno da Cebrace no país serão iniciadas este mês e a previsão é que sejam gerados 2 mil empregos indiretos durante a obra e outros 100 diretos após a conclusão do projeto", disse o diretor.

A construção de uma nova unidade de produção, de acordo com Wertzner, já havia sido anunciada no fim de 2008, mas teve que ser postergada em função da crise econômica. Apesar dos problemas surgidos com a crise, a empresa decidiu manter a aplicação de um investimento de € 60 milhões, em 2009, na ampliação de um dos fornos da fábrica de Jacareí, aumentando a capacidade de produção da unidade para 1,5 mil toneladas/dia.

A Cebrace também acaba de ser premiada em concurso internacional de design e branding, promovido pela "Identy Maganize", publicação especializada no segmento. A empresa, que disputou o prêmio com marcas do mundo todo, conquistou o primeiro lugar da categoria logomarca (industry) e o terceiro lugar em identidade corporativa. A nova marca foi desenvolvida em 2008 pela Sebastiany Branding & Design.