08/10/09 15h21

Cebrace cria maior polo produtor das Américas no Vale do Paraíba

Valor Econômico

A fabricante de vidros planos Cebrace, uma joint-venture entre o grupo francês Saint Gobain e o japonês NSG/Pilkington, investiu € 60 milhões na reforma e ampliação do forno que atende a fábrica localizada em Jacareí (SP). O novo forno, que será inaugurado hoje, teve a capacidade aumentada de 600 para 920 toneladas ao dia, tornando-se o maior das Américas e um dos mais modernos do mundo, informa o diretor de marketing da empresa, Roberto Wertzner.

A reconstrução do forno C-1, principal equipamento usado no processo de fabricação do vidro, é feita a cada 12 anos. Com a ampliação, a fábrica de Jacareí teve sua capacidade elevada para 1500 toneladas de vidro por dia. As obras de reforma do forno, segundo Wertzner, foram iniciadas no mês de março e envolveram cerca de 2 mil trabalhadores temporários.

A Cebrace também opera unidades em Caçapava (SP) e Barra Velha (ES), cada uma delas com produção diária de 600 toneladas. As fábricas de Jacareí e Barra Velha estão focadas nos setores de construção civil e de decoração e a de Caçapava na indústria automotiva. As três unidades empregam 850 funcionários.

A crise econômica, de acordo com o diretor da Cebrace, não impediu a empresa de seguir em frente com seus planos de reforma e ampliação do forno de Jacareí, pois era uma obra necessária, tendo em vista o fim da vida útil do equipamento. O mesmo não se pode dizer sobre o investimento de € 225 milhões que a Cebrace anunciou no fim de 2008 com o objetivo de transformar a fábrica de Jacareí no maior polo produtor de vidro plano do mundo.

A meta da empresa era elevar a capacidade da planta de 1.500 toneladas para 2.400 toneladas por dia. "Decidimos postergar esse investimento por mais um ano, até que a demanda do mercado volte aos patamares do primeiro semestre de 2008", explicou. Segundo Wertzner, a empresa registrou queda entre 15% e 20% nas vendas no começo de 2009 em relação ao mesmo período do ano passado. Para este ano, ele prevê perdas em torno de 10%.

Líder na produção de vidros no Brasil, a Cebrace também exporta para América do Sul, seu principal mercado no exterior, América Central e África. O mix de produtos da empresa da inclui vidro plano, de segurança, espelhos, entre outros tipos.