08/05/09 11h56

CCR se diz preparada para a concorrência nos próximos leilões

DCI - 08/05/2009

Apesar da desaceleração do tráfego nas rodovias pedagiadas do País, a Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR) se diz satisfeita com os resultados do 1º trimestre de 2009 e garante estar preparada para enfrentar a concorrência que virá nos próximos leilões, em que a disputa fica cada vez mais acirrada com a entrada de players de fora do País. Graças à recente incorporação das concessionárias Renovias e CCR RodoAnel, a empresa viu o movimento de suas estradas crescer 17,7% no período contabilizado; sem essas concessões, o índice seria negativo em 2%, na comparação com o 1º trimestre de 2008, época em que o tráfego avançou 7,5%.

Renato Vale, presidente da CCR, considerou que "apesar da desaceleração da atividade industrial, a empresa demonstra que seu negócio está baseado em um portfólio de ativos com grande resistência a reveses", disse. A solidez a que o presidente se refere reflete-se no lucro líquido de R$ 155,9 milhões (US$ 70.9 milhões), apresentado pela CCR no último trimestre, com um leve recuo de 3,9%, em relação ao mesmo período de 2008. Se excluídos, porém, os resultados de Renovias e CCR RodoAnel, esse lucro subiria 11,7%. A receita líquida atingiu R$ 716 milhões (US$ 325.5 milhões), um salto de 15,4%, nos meses contabilizados, nos quais os investimentos nas estradas superaram os R$ 150 milhões (US$ 68.2 milhões), e a perspectiva da empresa é de que ultrapassem R$ 1 bilhão (US$ 454.5 milhões) ainda em 2009.

Apesar dos desafios deste ano, a CCR calcula que o tráfego cresça 1% em 2009 e, baseada nos resultados, a empresa deve disputar parte das licitações iminentes. "A CCR é a concessionária que tem o balanço mais confortável para entrar nessas concorrências", disse a gerente de RI sobre a promessa de novos leilões estaduais e federais feita pelos governos. Ela admitiu que o Rodoanel Sul é um dos trechos mais interessantes que devem entrar, mas sinalizou que a companhia aguardará a publicação e análise de todos os editais para decidir como deve atuar.