CatMyPet consegue aporte de US$ 30 milhões em programa de TV americano
Startup brasileira alavancou sua qualificação para exportar depois de participar da segunda edição do SP Conecta
Investe São Paulo
Quando esteve no evento de startups, o SP Conecta, na sede da Investe SP, em São Paulo, a sócia da CatMyPet, Agnes Cristina, não podia imaginar que a sua vida de empreendedora iria chegar a outro patamar. Agora, cerca de um ano depois, ela está de malas prontas para embarcar para a China e iniciar a exportação de um dos seus principais produtos: o bebedouro para gatos.
A startup brasileira foi criada em 2015 e logo no primeiro ano de mercado faturou R$ 800 mil. A jornada de Agnes e de seu sócio teve muitos caminhos: busca por investidor em programa de televisão no Brasil, participação em eventos e concursos de startups, como o evento de ebulição instantânea do Rafa Prado, além de treinamento no programa de exportação da Investe São Paulo.
Com tanta visibilidade, a CatMyPet foi convidada a participar de uma versão americana do programa Shark Tank e conseguiu fisgar um tubarão disposto a investir US$ 30 milhões para internacionalizar a empresa. Com o contrato assinado, a fabricante de bebedouro para gatos vai ter oportunidade de exportar para a Ásia, Europa e Estados Unidos. “Nós somos a primeira startup brasileira que conseguiu investimento no programa americano. O investidor Kevin Harrington vai ser nosso distribuidor nesses países”.
Segundo Agnes, a ida para a China é para viabilizar o começo da execução do contrato com Harrington. “Vamos começar exportando o bebedouro para gatos, que tem o diferencial do motor silencioso, já que a audição dos gatos é mais aguçada. A gente percebeu que os gatos não ingeriam tanta água porque os demais produtos do mercado são feitos com materiais parecidos com os utilizados em aquários, e fazem som que incomoda os animais. Com o nosso produto, percebemos uma maior ingestão da bebida”.
A população de gatos no Brasil é estimada em 22 milhões, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), enquanto nos Estados Unidos são mais de 80 milhões de felinos. Diante desse cenário, com a internacionalização, a CatMyPet espera vender quatro vezes mais em território americano.
Para o coordenador do Programa da Exportação na Investe São Paulo, Paulo Brusqui, “é uma enorme alegria ver o reconhecimento por toda a dedicação da CatMyPet”. Segundo ele, o programa conta com mentoria gratuita e funciona como um laboratório prático sobre o mercado internacional. “Damos oportunidade para as pequenas e médias empresas adquirirem informações de como ter vantagem competitiva e não ficarem vocacionadas apenas ao mercado interno. Nós qualificamos as empresas como prospectar mercados, trabalhar meios de pagamento, precificar, vender seu produto em rodadas de negócio internacionais, e etc”.
Agnes Cristina comenta ainda que as informações e os termos técnicos aprendidos durante a capacitação oferecida pela Investe São Paulo a ajudou nas tratativas com o investidor. “Desde o ano passado tínhamos o intuito de internacionalizar a nossa marca. Então, depois de participar da versão brasileira, fomos convidados a ir ao SP Conecta, onde conhecemos o programa de exportação. Começamos a fazer a capacitação e os pontos de dificuldade foram apontados e fomos ajustando. Com o programa, constatamos que seria muito mais fácil conseguir um parceiro para distribuir ou vender os nossos produtos fora do Brasil. Aí precisávamos encontrar uma forma de achar esse parceiro. E foi participando de um concurso de startups que a oportunidade veio e fomos convidados a participar do Shark Tank nos Estados Unidos”.