27/12/10 11h26

Castelo prevê elevar participação em até 15% no mercado de azeites

DCI

A Castelo Alimentos já comemora os resultados de final de ano em função da perspectiva de atingir de 10% a 15% da venda de azeites no mercado nacional com a tradicional ceia de natal. O produto foi lançado em março deste ano após pesquisa em Portugal, país reconhecido internacionalmente pela excelência no cultivo de azeitonas e na produção de azeites. Com o mix de novos produtos agregados em seu portfólio, que contém ainda uma linha de temperos em pó, lançada em maio deste ano associado aos molhos para saladas, a Castelo espera fechar 2010 com um crescimento no mínimo de 10% em relação ao ano passado. Se essa previsão se confirmar, passará de um faturamento de R$ 50 milhões (US$ 29,4 milhões) para R$ 55 milhões (US$ 32,4 milhões).

O diretor superintendente da Castelo Alimentos, Marcelo Cereser, disse que para entrar com o azeite no mercado este ano, a empresa realizou um trabalho de pesquisa intenso ainda no ano passado procurando entender as expectativas do consumidor brasileiro quanto a aroma e acidez, para, a partir daí, buscar uma formulação que agradasse ao consumidor procurando diferenciais dos líderes do mercado como os azeites Gallo, Andorinha e Carbonell. "Foram várias idas e vindas de amostras de azeite, com misturas diferentes de tipos de azeitonas até chegar nesse que a gente conseguiu identificar como sendo o padrão Castelo de azeite", diz. Como resultado, a empresa lançou um produto com baixa acidez, máxima de 0,5% no azeite Extra Virgem Castelo e de 1% para o azeite Oliva 100% Puro Castelo.

A companhia jundiaiense também ampliou a sua presença no segmento de molhos e temperos. O mix da formulação dessa linha foi elaborado pelo departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Castelo e o envase é feito externamente. A empresa realizou testes e pesquisas em um painel comparativo em relação a concorrência. A Castelo Alimentos possui a liderança no segmento nacional de produção de vinagre para uso doméstico, com cerca de 30% desse mercado, o que correspondeu a 65,3 milhões de litros produzidos em 2009. Em 2010, a empresa prevê a produção de 68,2 milhões de litros de vinagre para uso doméstico. O mix de produtos (temperos, molhos e conservas) já representa 8% do faturamento total da empresa. Para 2010, a expectativa da empresa é chegar a 12%. Cereser, também aposta numa alavancada na venda de outros produtos com a chegada do verão, ocorrido na semana passada.