15/04/10 10h28

Casino ganha com Ponto Frio, mas perde Venezuela

Valor Econômico

A rede brasileira de eletroeletrônicos Ponto Frio despontou de maneira positiva no balanço do primeiro trimestre do grupo francês Casino, a maior rede de supermercados de Paris, sócia do Grupo Pão de Açúcar no Brasil. Com a incorporação do Ponto Frio pelo Pão de Açúcar, em julho, as vendas reportadas pelo sócio brasileiro cresceram mais que 50% no período. O desempenho gerou impactos sobre as vendas do Casino na América do Sul, que aumentaram 10,5% entre janeiro março deste ano, sobre igual período do ano anterior, quando haviam avançado 4,4%.

No total, as vendas da varejista francesa cresceram 5,6% no primeiro trimestre, lideradas pelos ganhos na América Latina e Ásia. A receita operacional subiu para € 6,26 bilhões. O resultado superou a estimativa de sete analistas consultados pela Bloomberg, que esperavam receita de € 6,55 bilhões. As operações internacionais representaram 36% das vendas totais no período, contra 32,7% no mesmo trimestre do ano passado.

As vendas da Casino nas lojas abertas há pelo menos um ano cresceram 11% na América do Sul e 5,3% na Ásia. Segundo a companhia, Colômbia e Argentina também contribuíram para o bom desempenho. O resultado poderia ter sido ainda melhor na América do Sul, não fosse a decisão do presidente venezuelano Hugo Chávez de nacionalizar a rede de hipermercados Exito no início deste ano, o que levou o Casino a não considerar a operação no país no balanço desde 1º de janeiro. "Acreditamos que os negócios continuarão bons no Brasil, com um crescimento de dois dígitos de trimestre sobre trimestre", disse Jaime Vazquez, analista do JP Morgan & Chase em Londres, em uma análise divulgada antes da publicação dos resultados.