Cartões de loja assumem a liderança com 115 milhões
Valor Econômico - 29/12/2006
As lojas e supermercados inundaram os bolsos dos brasileiros de cartões. A inexistência de anuidade e a oferta de condições favoráveis de compra nos estabelecimentos fizeram os cartões "private label" liderar o crescimento do setor de pagamentos eletrônicos no país. A expansão no número dos cartões de loja foi de 136% desde 2000, para 115 milhões de cartões. O crescimento superou a expansão dos cartões de crédito tradicionais (128% para 75 milhões de cartões) e débito (105% para 183 milhões), aponta um estudo da Ibope Inteligência, empresa especializada no mercado de meios de pagamento. Em 2006, os cartões de loja devem movimentar US$ 11,6 bilhões. A tendência, segundo especialistas é que o cartão de loja continue crescendo nos próximos anos, mas em ritmo bem menor. O principal motivo é que as bandeiras Visa e MasterCard descobriram este filão e vêm convencendo as lojas e supermercados a lançarem cartões com bandeiras. A partir de 2007, o Carrefour começa a trocar parte dos seus 6 milhões de cartões próprios por plásticos da Visa. Já o Magazine Luiza lançou recentemente um cartão em parceria com a MasterCard. Este movimento vem acontecendo nos Estados Unidos desde 2000. Lá, os "private labels" encolheram 13% nos últimos cinco anos.