Carros autônomos e indústria 4.0 são temas da DFG Leibniz Lecture na FAPESP
FAPESPA Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG), celebram 10 anos de cooperação com a DFG Leibniz Lecture (Conferência Leibniz) “Carros autônomos, distribuição inteligente de energia e Indústria 4.0: em direção à nova cibernética do século 21”, por Frank Allgöwer, vice-presidente da DFG, pesquisador e professor na Universidade de Stuttgart e ganhador do Prêmio Leibniz em 2004 – o mais prestigioso prêmio científico na Alemanha. O evento será realizado no dia 28 de setembro, na FAPESP.
A programação inclui apresentações de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por pesquisadores do Estado de São Paulo e da Alemanha com apoio das duas agências de fomento. Desde 2008, foram contratados pela FAPESP R$ 5,6 milhões para o desenvolvimento de 14 projetos cooperativos nas três universidades estaduais paulistas (USP, Unesp e Unicamp) e no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Esses projetos foram realizados em parceria com algumas das mais reconhecidas universidades da Alemanha, como a Technische Universität Darmstadt, Ludwig-Maximilians-Universität München, Humboldt Universität zu Berlin e a Leibniz Universität Hannover. Entre os temas tratados estão sistemas computacionais de controle, processos industriais, genética e biofísica molecular, física nuclear, morfologia vegetal e economia internacional.
As DFG Leibniz Lectures são parte da estratégia da Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa para estimular o diálogo entre o grande público local, a comunidade científica e os vencedores do Prêmio, conhecido como o “Nobel alemão”.
Em sua apresentação, Allgöwer vai tratar de novos desafios tecnológicos para controle de redes interconectadas de sistemas complexos envolvidas no uso de carros autônomos em vias automatizadas, distribuição de energia por redes inteligentes, coordenação de sistemas multirrobóticos (robótica de enxame), cidades inteligentes e a indústria 4.0 – considerado um novo paradigma na produção.
Diretor do Instituto de Teoria de Sistemas e Controle Automático da Universidade de Stuttgart, Alemanha, Allgöwer é um cientista reconhecido em sua área de pesquisa. Um dos métodos criados por ele é o controle preditivo não linear, capaz de prever o comportamento futuro de um sistema complexo em caso de intervenções, semelhante ao comportamento de um jogador de xadrez que antecipa o resultado de seus movimentos no tabuleiro. A abordagem foi a primeira a combinar rigor teórico com aplicabilidade prática, por exemplo, na indústria química e de biotecnologia.
Os interessados em participar do seminário devem inscrever-se no endereço http://www.fapesp.br/eventos/dfg10/inscricoes.