28/05/24 14h19

‘Carro voador’ será construído no Aeroporto de São João

O Município

O Gênesis X1, um ‘carro voador’ 100% autônomo, será fabricado pela empresa Vertical Connect, instalada no hangar da Sector, no Aeroporto Municipal de São João da Boa Vista. O modelo, que tem quatro lugares e pode percorrer mais ou menos 120 km entre 45 e 50 minutos, a depender das condições atmosféricas, esteve entre os destaques do 2º Fórum eVTOL — Mobilidade Aérea Avançada e Aeronaves Inovadoras —, realizado entre quarta e quinta-feira (22 e 23), no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). O evento ainda trouxe as principais novidades do setor, reunindo um grande número de visitantes e chamando atenção para as tecnologias apresentadas.

Conforme apurado, o veículo voador ainda aguarda autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para ser testado. O preço de compra é estimado entre R$ 2 milhões e R$ 2,2 milhões — até o momento já foram assinadas dez cartas de intenção de aquisição. A fabricante estima que a Gênesis X1 começa a ‘voar’ entre 2025 e 2026.

Drones na agricultura

Durante a programação, várias marcas também apresentaram modelos destinados ao transporte de mercadorias, que podem ser homologados mais rapidamente, porque se enquadram nas normas já existentes para drones. Nesta área, a Vertical Connect trouxe um modelo similar aos drones tradicionais, mas feito para pulverizar produtos em plantações agrícolas. Em entrevista ao O Globo, José Carlos Mello, CSO da Vertical Connect, disse que o custo de uma hora de voo deste equipamento é de R$ 17, enquanto as máquinas atualmente usadas para essa finalidade têm custo entre R$ 2,5 mil a R$ 3,8 mil por hora. Segundo ele, o modelo deve estar em operação em julho. Custa, inicialmente, R$ 999 mil, em promoção, mas o preço real pode chegar a R$ 1,2 milhão.

Fonte: https://www.omunicipio.jor.br/wordpress/2024/05/27/carro-voador-sera-construido-no-aeroporto-de-sao-joao/