29/09/10 13h41

Carro sofisticado dá impulso para a francesa Total no Brasil

DCI – 29/09/10

A expansão da produção de veículos no País já tem reflexos diretos na operação local de fornecedores globais. Este é o caso da Total Lubrificantes do Brasil, que integra o Grupo Total, multinacional francesa posicionada como a quinta maior companhia global de gás e óleo. A empresa acaba de anunciar a expansão de 25% de seus negócios brasileiros. "Nosso objetivo é crescer principalmente na área de lubrificantes para veículos leves", diz Patrick Cazaban, diretor-geral da Total Lubrificantes do Brasil. Segundo ele, o crescimento da indústria automobilística tem possibilitado a chegada de modelos cada vez mais sofisticados e que exigem lubrificantes de última geração.

A Total Lubrificantes já tem contrato na França para venda direta para veículos das marcas Renault, Peugeot e Citroën. "No Brasil cresce a necessidade de lubrificantes com cada vez mais tecnologia", diz Cazaban. Ele afirma que as vendas da empresa em 2009 fecharam em 21 mil toneladas de produtos e que a previsão é chegar a 2015 com 50 mil toneladas comercializadas. "Triplicamos a venda de 2006 a 2009", conta Cazaban. "A Total já vem comercializando no País lubrificantes de padrão internacional de qualidade, que são previamente aprovados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP)", explica o diretor geral da empresa.

O diretor da companhia explica que 20% dos produtos comercializados no Brasil são importados. Cazaban diz que a Total Lubrificantes ainda é uma pequena filial em desenvolvimento, "mas com planos de crescer muito". Presente no território brasileiro desde 1998, a empresa define, ainda, para os próximos dois anos, ampliar sua participação de mercado nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste, através de distribuidores. Atualmente, a empresa tem forte atuação nas Regiões Sul e Sudeste.

Com uma gama de cerca de 550 produtos em seu portfólio, incluindo graxas e fluidos para os segmentos automotivo (veículos pesados, leves e motos) e industrial, além de combustíveis e fluidos especiais, como fitossanitários, usados na indústria cosmética e na agricultura, a Total trabalha com tecnologia. "Quando adquirimos a Elf em 2000, que até então era nossa concorrente, expandimos ainda mais nossa área de atuação, e, desde então, estamos ampliando nossa presença no setor", conta Cazaban.

O executivo informa ainda que a companhia "planeja fazer mais investimentos na fábrica localizada em Pindamonhangaba (SP)". Ele acrescenta que o objetivo da Total é acompanhar a evolução do volume de vendas e o desenvolvimento de novas linhas de produto, todos com certificações internacionais de qualidade. Quinta maior companhia de gás e óleo do mundo, operando em mais de 130 países e com mais de 110 mil colaboradores, a Total Lubrificantes realiza atividades em cada fase da indústria petrolífera, incluindo produção e exploração de óleo bruto e gás natural, transporte, e refino e comercialização de produtos derivados de petróleo. Em função de sua presença global, a companhia adapta a distribuição de seus produtos a cada mercado.