16/10/09 09h22

Carrefour só cresce na América Latina

Valor Econômico

O relatório divulgado ontem pelo Carrefour, com o desempenho das vendas no terceiro trimestre deste ano ao redor do mundo, só reforçou a estranheza causada pelas notícias de que o grupo francês poderá vender suas operações em mercados emergentes. A América Latina foi a única região em que a varejista francesa registrou um crescimento - de 5% - nas vendas em uma base comparável de lojas. O conceito "mesmas lojas" só considera a receita gerada pelas unidades em operação em igual trimestre de 2008 e é utilizado pelas empresas de varejo para medir o real desempenho operacional. Na França, as vendas do Carrefour em lojas comparáveis caíram 4,2% no terceiro trimestre. Nos demais países europeus, a queda foi de 6,1%. Até mesmo na Ásia as vendas nas mesmas lojas foram 6,4% menores no trimestre.

A receita do grupo na América Latina totalizou € 3,4 bilhões no terceiro trimestre e € 9,5 bilhões nos nove primeiros meses do ano, o que representou um crescimento de 14,4% e 15,4%, respectivamente, sobre igual período do ano passado. Sobre o Brasil, a empresa afirmou que "todos os formatos apresentaram desempenhos muito bons". No país, a receita do grupo foi de € 2,4 bilhões no terceiro trimestre e de € 6,5 bilhões nos nove primeiros meses deste ano, com taxas de crescimento de 14,2% e 14,3%, respectivamente.